Portugal ultrapassou hoje a barreira de um milhão de casos da doença covid-19 desde o início da pandemia, ao registar 2.571 novas infeções nas últimas 24 horas, segundo os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Desde o início da pandemia, em março de 2020, 1.001.118 casos de infeção pelo novo coronavírus foram diagnosticados em Portugal, de acordo com o boletim epidemiológico da DGS.
Nas últimas 24 horas, Portugal registou 12 mortes atribuídas à doença covid-19, o que eleva o número total de óbitos para 17.549.
A maior parte das novas infeções estão repartidas pela zona de Lisboa e Vale do Tejo (901 novos casos) e pelo Norte (915 novos casos).
Hoje estão internadas em enfermaria menos cinco pessoas, num total de 727 pacientes, e menos uma em unidades de cuidados intensivos (UCI), onde agora se encontram 161 doentes com covid-19.
Portugal passou o milhão de infetados, o número que Graça Freitas temia antes do primeiro caso
Portugal atinge, assim, um milhão de infetados desde o início da pandemia, tal como apontava a manchete do Expresso em 29 de fevereiro de 2020.
“No caso da Covid-19, ainda não sabemos tudo para fazer cenários tão bem feitos. Assim, estamos a fazer cenários para uma taxa total de ataque de 10% [um milhão de portugueses]”, disse a diretora-geral da Saúde ao Expresso, ainda antes de ter surgido o primeiro caso em Portugal.
À data, Graça Freitas preparava o país para “uma propagação epidémica mais intensa durante, pelo menos, 12 a 14 semanas”. Além disso, com base nos estudos disponíveis, previa que 80% dos infetados tivessem doença ligeira a moderada e só 20% doença mais grave.
No mesmo dia em que a entrevista do Expresso foi publicada, Graça Freitas tentou tranquilizar durante uma conferência de imprensa: “Foi um primeiro cenário que não estamos à espera que aconteça”. Volvidos 532 dias, o cenário tornou-se real. Aconteceu mesmo.
Desde 2 de março de 2020, quando foi confirmado o primeiro caso de covid-19, as autoridades de saúde detetaram 1.001.118 casos de covid-19. O número de infeções reportadas este sábado (2571) é inferior ao da véspera (2598).
Os internamentos descem pelo quinto dia consecutivo. Há agora menos cinco doentes internados e nas Unidades de Cuidados Intensivos há menos uma cama ocupada
LVT COM SETE DAS 12 MORTES; NORTE COM MAIS CASOS
De acordo com o boletim da DGS deste sábado, o Norte é a região nacional com mais casos diários, representando 35,6% do total registado nas últimas 24 horas. Tem agora mais 915 infetados, acima dos 862 verificados na véspera, não tendo, no entanto, qualquer morte a registar.
As autoridades de saúde detetaram mais 901 casos em Lisboa e Vale do Tejo, abaixo dos 1001 reportados esta sexta-feira. Há a lamentar a morte de sete pessoas em LVT, três no Algarve, uma na região Centro e outra nos Açores.
Logo a seguir está o Algarve com 286 infetados, o Centro com 281, o Alentejo com 118, a Madeira com 41 e finalmente os Açores com 29.
Os números absolutos de casos e mortes por região ficam assim:
Relativamente a casos confirmados por faixa etária, a fotografia do país é a seguinte:
Por último, quanto a mortes confirmadas por faixa etária, o retrato do país é este:
RT E TAXA DE INCIDÊNCIA
A taxa de incidência de infeções pelo coronavírus SARS-CoV-2 nos últimos 14 dias baixou novamente no continente e a nível nacional, enquanto o índice de transmissibilidade (Rt) voltou a aumentar, passando de 0,94 para 0,95.
O boletim epidemiológico conjunto da Direção-Geral da Saúde e do Instituto Nacional da Saúde Doutor Ricardo Jorge revela que a taxa de incidência (média de novos casos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias) desceu para 319,9, a nível nacional.
Em Portugal continental, a taxa de incidência desceu para 324,6 (na quarta-feira situava-se nos 331,6).
O Rt – que estima o número de casos secundários de infeção resultantes de uma pessoa portadora do vírus – é hoje de 0,95 em todo o território de Portugal.
Os dados do Rt e da incidência de novos casos por 100 mil habitantes a 14 dias – indicadores que compõem a matriz de risco de acompanhamento da pandemia – são atualizados pelas autoridades de saúde à segunda-feira, à quarta-feira e à sexta-feira.
♦ LINKS ÚTEIS
- Atualização semanal da execução do Plano Nacional de Vacinação contra a covid-19
- ECDC – listagem que permite seguir o número de vacinas já administradas na Europa
- Universidade de Oxford – dados sobre evolução da vacinação contra a covid-19
- Bloomberg – listagem que permite seguir o número de vacinas já administradas no mundo
- London School of Hygiene & Tropical Medicine – gráfico que mostra o progresso dos projetos de vacinas
- Agência Europeia dos Medicamentos
- Especial sobre o novo coronavírus / Covid-19
- Covid-19 DGS/Ministério da Saúde – mapa dos números
- Covid-19 DGS – relatórios de situação diários
- Linha SNS24
- Direção-Geral da Saúde (DGS)
- Organização Mundial da Saúde (OMS)
- ECDC – Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças