CONSULTÓRIO DO CONSUMIDOR / DECO
“O que fazer às sobras do Natal?”
A DECO INFORMA…
O Natal é um momento de celebração importante no que toca ao convívio em volta da mesa, mas é também uma altura associada a excessos alimentares, sendo também por isso, uma altura propensa ao desperdício alimentar.
Em 2020, em Portugal, cada português desperdiçou em média 183 kg de alimentos, assim e para que o Natal deixe de ser uma época de desperdício alimentar, existem algumas estratégias que se podem adotar para reduzir o volume de comida que vai para o lixo.
- Planei refeições para ser mais fácil aproveitar as sobras para novos pratos e também para evitar comprar mais que o necessário;
- Fazer lista de compras;
- Cozinhe apenas o necessário;
- Aproveite as sobras para novos pratos;
- Congele a comida que sobrar.
Saber o que fazer com as sobras é sempre um grande desafio, a chave está em ser criativo, para ajudar nessa tarefa a DECO, deixa algumas sugestões.
- O que sobrar do bacalhau cozido, encontrado na maioria das mesas de Natal, pode ser transformado em bacalhau espiritual, pataniscas ou roupa velha.
- Se optar por um prato de carne, como o peru, as sobras de carne podem ser desfiadas para preparar empadas, quiches, empadão ou arroz de peru no forno.
- As sobremesas, exigem um pouco mais de trabalho e criatividade, mas também é possível, por exemplo, das sobras de bolo, pode fazer um pudim, tipo pudim de pão, sobras de bolo rei, podem ser congelados e consumidos mais tarde ou distribuir pela família e cada um leva uma parte.
Leia também: Quais as medidas sugeridas pela DECO para tornar o consumo de água mais eficiente?