Sociedade

Época balnear começa a 15 de maio e estende-se até final de outubro

29-04-2021

Semáforos que indicam a ocupação das praias voltam a ser usados e as regras de distanciamento fisico no areal e nas esplanadas vão manter-se

As datas da época balnear voltam este ano ao que eram antes da pandemia. Nas praias de Cascais, Albufeira e em algumas em Lagoa arranca a 15 de maio. A 12 de junho, são as praias do norte, como Matosinhos, Gaia e Vila do Conde, bem como as da zona da serra da Arrábida, Sintra ou Mafra, que voltam a contar com nadadores salvadores. Também as da Costa da Caparica e algumas no Litoral Alentejano abrem no início de junho, segundo avança o Jornal de Notícias.

Os semáforos para ocupação, bem como as regras de distanciamento fisico no areal e nos estabelecimentos vão manter-se, de acordo com a mesma fonte.

A aplicação Infopraia vai continuar a ajudar os banhistas a decidirem para que praia vão, tendo em conta o fluxo de pessoas. Através de um código de cores - verde, amarelo ou vermelho - ficam a saber se a praia para onde pretendem deslocar-se está livre, ocupada ou cheia.

João Carreira, presidente da Federação Portuguesa de Concessionários de Praia, garantiu ao JN que as regras vão emitidas pela Direção Geral de Saúde vão ser cumpridas e lembrou que “no ano passado correu tudo muito bem”, antecipando que “este ano será igual”.

“Como concessionários, somos a linha da frente do turismo e temos todo o interesse em aplicar as regras como o distanciamento entre mesas na esplanadas e toalhas no areal”, destaca.