O ritmo de vacinação contra a covid-19 em Portugal deverá acelerar “se tudo correr bem” e se “as boas notícias da Direção-Geral da Saúde” se confirmarem: a vacina da Jansen poderá “abrir pelo menos para todas as faixas etárias dentro do sexo masculino“.
A informação foi avançada pelo coordenador da task-force para o plano de vacinação contra a covid-19, o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, esta quarta-feira, numa homenagem no âmbito do Congresso da Ordem dos Médicos.
Atualmente, a vacina da Jassen (ou Johnson & Johnson) só é administrada a pessoas com mais de 50 anos. Pode ser dada a faixas etárias mais jovens desde que as pessoas consintam, segundo as normas da DGS. O vice-almirante já tinha alertado que, devido a esta restrição, Portugal poderia inutilizar cerca de 2,7 milhões de vacinas desta marca no terceiro trimestre do ano.
Este possível alargamento vai “permitir aproveitar muito mais vacinas, o que vai fazer com que o ritmo de vacinação não só se mantenha como possa ser acelerado”, afirmou Gouveia e Melo.
Só este mês “vamos ter 100 mil pessoas por dia a serem vacinadas”. E mais uma vez, “se tudo correr bem”, no início de agosto 70% da população estará vacinada pelo menos com uma dose. Como já tinha adiantado esta terça-feira, as pessoas entre os 20 e os 30 anos vão começar a ser inoculadas no início de agosto.
Em atualização
Notícia exclusiva do nosso parceiro Expresso