As máscaras descartáveis usadas no combate à covid-19 podem ser reutilizadas, mas o número de reutilizações depende do modelo e do tempo de cada utilização.
Os peritos concordam que as máscaras descartáveis podem ser utilizadas algumas vezes, dependendo do modelo da máscara, do tempo da sua utilização e do local onde é utilizada. Por exemplo, é diferente usar uma máscara um dia inteiro no trabalho ou numa ida ao supermercado.
MÁSCARAS FFP2, N95 OU KN95
Estas máscaras não são exatamente iguais, mas os estudos mostram que não há grande diferença no que respeita à sua eficácia.
FFP – Filtering Face Piece são “máscaras autofiltrantes” ou “respiradores” e estão disponíveis em diferentes níveis de desempenho, como FFP2, FFP3, N95, N99 ou N100.
Segundo a agência norte-americana Centers of Disease Control and Prevention (CDC) estas máscaras podem ser usadas pelos profissionais de saúde até 5 vezes.
No caso do cidadão comum, os estudos que recomendam que estas máscaras sejam utilizadas entre 2 a 3 dias.
TEMPO DE UTILIZAÇÃO
O tempo que cada máscara é utilizada é mais importante do que o número de vezes.
Se a máscara for usada numa ida de 45 minutos ao supermercado, poderá ser utilizada pelo menos mais três dias, tendo sempre em conta se se mantém íntegra e limpa.
No caso de um longo dia de trabalho, é natural que a máscara fique desgastada e não possa ser utilizada mais vez nenhuma.
Segundo um estudo publicado na revista científica JAMA, estas máscaras filtram até 95% das partículas que estão em suspenso no ar. A cada respiração com uma N95, acumulam-se partículas na máscara, o que pode ir tornando mais difícil cada respiração.
Outros tipos de máscaras não médicas bem ajustadas, incluindo máscaras caseiras de várias camadas, são uma opção aceitável, quando outras opções não estão disponíveis, salienta a OMS, entre outros conselhos.
- Texto: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL