Organização Mundial de Saúde desaconselhou o uso de Ibuprofeno para tratar a infeção de covid-19, avança o Expresso.
Questionado, esta terça-feira, sobre as declarações do ministro da Saúde francês, que defendeu recentemente que os doentes infetados com Covid-19 não devem tomar anti-inflamatórios, como o Ibuprofeno, uma vez que estes podem contribuir para “piorar a infeção”, Christian Lindmeier, porta-voz da OMS, disse que a situação está a ser avaliada mas que, por enquanto, recomenda-se a utilização de paracetemol. “Não se automediquem com Ibuprofeno. É importante não fazê-lo.” Se, no entanto, “algum doente tiver sido já prescrito com esse medicamento, cabe então ao seu médico avaliar a situação”, acrescentou.
Na semana passada, o ministro da Saúde francês, Olivier Véran afirmou, numa publicação no Twitter, que os doentes infetados com covid-19 não devem tomar anti-inflamatórios, como o Ibuprofeno, uma vez que estes podem contribuir para “piorar a infeção”. “Em caso de febre, tome paracetamol. Se já está a tomar medicamentos anti-inflamatórios ou se tem dúvidas, contacte o seu médico para receber aconselhamento”, disse também o ministro, com base num estudo divulgado dias antes pela revista “The Lancet”.
A Direção-Geral da Saúde assegurou, posteriormente, que as notícias de que medicamentos como o Brufen potenciam a ação do Covid-19 “não têm fundamento” e serão desmentidas a nível europeu. “Não há qualquer prova ou evidência (…) de que potenciem a ação do vírus” e, por isso, essa informação “será desmentida a nível europeu, provavelmente na segunda-feira. “A DGS esteve reunida com o Infarmed e será feito um desmentido a nível europeu”, afirmou Graça Freitas, diretora-geral da Saúde.
Questionada agora sobre o assunto, fonte da DGS afirmou estar a acompanhar a situação, noticia o Expresso.