No comunicado da autarquia divulgado hoje, com a última atualização do boletim epidemiológico do concelho, a Câmara de Reguengos de Monsaraz (Évora) informou que as duas idosas se encontravam internadas no Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE).
A utente de 88 anos morreu na segunda-feira e a outra idosa, de 94 anos, faleceu “ao início do dia de hoje”, precisou a autarquia.
Recorde-se que o Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou este domingo o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de Reguengos de Monsaraz.
Em comunicado, a estrutura sindical diz ter tomado conhecimento de que a ARS “emitiu uma determinação” que obriga os profissionais “do Agrupamento de Saúde (ACES) do Alentejo Central, do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) e da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA)” a prestar “cuidados a tempo inteiro” aos utentes do lar onde foi detetado um surto da doença em 18 de junho.
“Uma atitude autocrática que carece de sustentação legal, uma vez que a deslocação para outro concelho diferente do local habitual de trabalho apenas poderá ocorrer se existir concordância expressa do médico”, refere o documento enviado à agência Lusa.
Ainda uns dias antes, a presidente da sub-região de Évora da Ordem dos Médicos (OM) mostrou-se preocupada com a qualidade dos cuidados médicos prestados no lar de Reguengos de Monsaraz, onde estão dezenas de idosos infetados com covid-19.
O edifício onde funciona o lar da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva (FMIVPS) “não tem condições para ter doentes internados”, afirmou Augusta Portas Pereira, em declarações à agência Lusa.
Segundo a responsável, os utentes da instituição que testaram positivo para a covid-19 encontram-se “em quartos com três e quatro camas e não há ventilação de ar”, pelo que “os vírus circulam em ambiente fechado”.
RELACIONADO:
Reguengos de Monsaraz: Surto covid-19 já matou 12 pessoas
Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para Reguengos de Monsaraz
Total de mortos do surto em lar de Reguengos de Monsaraz sobe para nove
Número de mortos do surto em lar de Reguengos de Monsaraz sobe para 8
Ordem dos Médicos preocupada com cuidados no lar de Reguengos de Monsaraz
E AINDA:
Número de infetados em Reguengos de Monsaraz subiu para 129
Reguengos de Monsaraz fecha escolas e creches “por precaução”
Covid-19: Alentejo torna-se segunda região com mais casos nas últimas 24 horas
Surto em lar de Reguengos de Monsaraz pode já estar na comunidade