O mapa de risco da covid-19 por concelho continua a estar quase todo pintado de vermelho, mas já existem sinais consistentes de melhoria. O número de novas infeções desceu em 291 dos 308 municípios e contam-se agora 119 concelhos em risco extremamente elevado, uma centena a menos do que há uma semana, segundo os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizados esta segunda-feira e referentes ao período entre 27 de janeiro e 9 de fevereiro.
Apesar de se verificar uma descida da incidência em quase todos os concelhos do país, em muitos casos essa diminuição permitiu apenas que os concelhos saíssem do nível máximo da escala de risco para o segundo patamar mais elevado. E isso significa que continuam a ter mais do que 960 novas infeções por 100 mil habitantes em duas semanas, o que é quase o dobro do necessário para fazer soar o alarme do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC).
Ainda há 245 municípios (80% do total) acima desse nível, embora sejam menos do que os 277 que estavam na mesma situação há uma semana.
Castanheira de Pêra (3596), Fronteira (3362), Castelo de Vide (3083) e São João da Pesqueira (3032) são os únicos quatro com uma incidência acima de 3 mil novos casos por 100 mil habitantes entre 27 de janeiro e 9 de fevereiro. Há uma semana, contavam-se 12 concelhos acima deste valor e na semana anterior eram quase o dobro.
Entre os poucos municípios que viram aumentar o número de novas infeções, está Castanheira de Pera, com a incidência mais elevada do país, Monchique e cinco concelhos da Madeira, como Porto Moniz, Ponta do Sol, Funchal, Santana e Câmara de Lobos. Até há pouco tempo, a região da Madeira era a única onde o número médio de pessoas que cada infetado contagia (Rt) não estava abaixo de 1.
Há 63 concelhos com menos de 480 novos casos por 100 mil habitantes e com uma trajetória de descida. Celorico de Basto, Ponte de Sor, Vila Velha de Ródão e Portel conseguiram descer do patamar máximo de risco para níveis mais baixos em pouco tempo.
No continente, os únicos dois municípios que tinham menos de 240 novos casos eram Aljezur e Vila do Bispo, no Algarve, aos quais agora se junta o concelho de Alvito
Os Açores mantêm-se, maioritariamente, com níveis de incidência muito baixos, sem novos casos em quatro concelhos: Lajes do Pico, Lajes das Flores, São Roque do Pico e Calheta.
No continente, os únicos dois municípios que tinham menos de 240 novos casos eram Aljezur e Vila do Bispo, no Algarve, aos quais agora se junta o concelho de Alvito, que há duas semanas estava entre os que tinham nível máximo de risco de infeção com SARS-CoV-2.
Número de novos casos
por 100 mil habitantes
Notícia exclusiva do nosso parceiro Expresso
E AINDA
► Quartel da Atalaia de Tavira: Qual o futuro do último reduto de defesa na região?
► Albufeira recolhe 75 toneladas de resíduos junto ao terminal rodoviário
► Faleceu Carlos Lopez Cano Vieira, Professor e orador de excelência