Quem chega ao aeroporto Francisco Sá Carneiro entra sem qualquer controlo, como relata este passageiro que passou pela Finlândia, Russia e Holanda:
Segundo a ministra da Saúde, a União Europeia (UE) fez hoje um apelo à manutenção da disseminação de informação, divulgação de folhetos informativos aos passageiros que chegam ao território nacional, realização de inquéritos epidemiológicos e observação visual dos passageiros.
Marta Temido falava numa conferência de imprensa conjunta com o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, após a reunião por videoconferência dos ministros da Administração Interna e da Saúde da UE.
A ministra informou ainda que Portugal manifestou interesse em adquirir equipamentos médicos para o combate à doença Covid-19, uma vez que a UE comunicou que será feito “um novo pacote de aquisição conjunta”.
Marta Temido informou que vários Estados-membros colocaram a questão do acesso a equipamentos de proteção individual, equipamentos médicos pesados, como ventiladores, e testes para diagnóstico laboratorial.
Segundo a Direção-Geral da Saúde, em Portugal há 331 casos de pessoas infetadas com a doença Covid-19.