O 2º Congresso do Cancro da Mama do Algarve vai decorrer nos dias 17 e 18 de fevereiro, no Hotel Vila Galé, Meia Praia, em Lagos, das 08:00 às 18:00, nos formatos presencial e on-line, mantendo o cariz solidário, pelo que parte da inscrição (obrigatória) reverterá para a Associação Oncológica do Algarve.
O aparecimento do cancro da mama dá início a um caminho inesperado e desafiante, que reflete marcas físicas e psicológicas, resultado dos efeitos secundários do diagnóstico e dos próprios tratamentos, sendo comumente referidos: dor, inchaço, alterações sensitivas, queda de cabelo e dermatite. Contudo, as doentes também sofrem alterações menos faladas, mas igualmente impactantes, como a alteração da imagem corporal, sintomas de menopausa precoce como atrofia e secura vaginal, diminuição da líbido, infertilidade entre outras.
Por esse motivo, surge o 2º Congresso do Cancro da Mama do Algarve: Sexualidade e Saúde Feminina, com o objetivo de abordar esta condição de forma multidisciplinar e biopsicossocial, promovendo o empoderamento e o conhecimento a todos que são confrontados com esta doença.
A organização acredita que “a literacia na saúde oferece maior motivação e empenho para ultrapassar os obstáculos que o cancro impõe, pela desmistificação de tabus e desconstrução de medos associados a todo o percurso da doente”.
A Comissão Organizadora é composta por Tânia Camilo, fisioterapeuta e CEO da Tecnifisio – Fisioterapia Especializada e Bem-Estar, Jacqueline Tavares, fisioterapeuta e coordenadora da área da oncologia da Tecnifisio- Fisioterapia Especializada e Bem-estar, e por Conceição Andrade, fisioterapeuta na área da oncologia na Saúde Estrutural Lisboa e colaboradora na Fundação Champalimaud.
A Comissão Científica é constituída pela professora doutora Ana Paula Fontes, consultora da formação do Hospital Particular do Algarve e docente da Universidade do Algarve, pelo doutor David Pinto, cirurgião da mama da Fundação Champalimaud, pela doutora Gabriela Valadas, diretora do Centro de Mama do Centro Hospitalar Universitário do Algarve e pela doutora Catarina Ribeiro, oncologista da AIM Cancer Center.
Esta iniciativa destina-se a todos os doentes oncológicos, familiares e cuidadores, bem como aos profissionais de saúde que, mesmo não estando ligados diretamente à área da oncologia, sintam necessidade de aprofundar os seus conhecimentos nesta temática.
Após o sucesso da edição anterior, a Comissão Organizadora arriscou e planeou uma iniciativa que se prolonga por 2 dias intensos, repletos de informação e conhecimento, com foco no esclarecimento de dúvidas e quebra de preconceitos que percorrem a jornada do doente oncológico: desde a prevenção até à remissão.
A inscrição pode ser feita través do site www.congressodocancrodamamadoalgarve.pt