As Jornadas AEPEA Portugal – Percursos Identitários “Identidades e Género” vão decorrer no dia 2 de dezembro, no Hotel Anantara, Vilamoura, e no dia 3 no Palácio Gama Lobos, em Loulé, organizadas pela associação local SigmaMente – Associação de Apoio à Saúde Mental Infantil e Juvenil, com sede em Albufeira, em parceria com a Câmara Municipal de Loulé.
A Association Européenne de Psychopathologie de l’Enfant et de l’Adolescent (AEPEA), representada em Portugal por quatro associações: SigmaMente – Associação de Apoio à Saude Mental da Infância e Adolescência, Associação Ser Bebé, ArtesTerapias e Associação Nacional de Psicomotricidade, aposta na cooperação e na intervenção interdisciplinar como metodologia de trabalho.
A AEPEA tem como missão “promover conhecimentos e boas práticas no âmbito da Saúde Mental Infantil e Juvenil, potenciando sinergias e promovendo o intercâmbio entre parceiros da comunidade que se revelem uma mais-valia para a população a quem as suas ações se destinam”.
Um dos principais objetivos da AEPEA é “a formação permanente dos seus associados e de igual modo a divulgação e debate de temas que possam contribuir para uma melhor compreensão da sociedade actual em que vivemos.”
Assim, num mundo em permanente mudança, novas perguntas para velhas questões continuam a desafiar pais, educadores, profissionais de saúde, sistema social, e outros interessados pela saúde mental e pelo bem-estar dos mais novos.
Tema versa as questões das identidades associadas ao género e à sexualidade
As expressões do género e da sexualidade, a globalização e os fenómenos migratórios, a relação com os ecrãs e o impacto da realidade virtual, são temas que estão na ordem do dia, cuja tradução ao nível da identidade e da cultura deve ser matéria de discussão e reflexão.
O grupo AEPEA Portugal propõe-se contribuir para este debate lançando um ciclo de três jornadas, subordinado ao tema geral “Percursos Identitários” desdobrado em “Identidades e Género”, “Identidades e Multiculturalidade”, “Identidades e Mundo Virtual”.
O tema destas jornadas “Identidades e Género” versa as questões das identidades associadas ao género e à sexualidade. A abordagem ao tema pretende representar várias perspetivas – teóricas, clínicas, educativas – mas, sobretudo, promover a literacia e abrir o debate às suas várias narrativas e vivências. Neste sentido, contamos com oradores que nos trazem o olhar do ponto de vista da psicanálise, do corpo, da família, da escola, da cultura, da antropologia.
As jornadas pretendem “abrir o debate e cativar um público vasto, cujo denominador comum seja o interesse pela saúde mental das crianças e jovens, nomeadamente profissionais da saúde, educação e autarquias”.
A organização espera nestas Jornadas “traçar linhas orientadoras de trabalho futuro que nos conduzam/permitam a uma sociedade verdadeiramente inclusiva”.
O evento constará de um Encontro Científico a realizar-se no dia 2 de dezembro, prevendo-se uma participação de cerca de 250 pessoas, e da oferta formativa de dois workshops, no dia 3 de dezembro, no Palácio Gama Lobos, na cidade de Loulé, um Workshop Clínico exclusivo a Profissionais de Saúde e outro destinado à Educação, cada um limitado a 30 participantes.
Para conhecer o programa basta clicar aqui.