O número de casos confirmados em Portugal de infeção pelo novo coronavírus, que causa a doença Covid-19, subiu hoje para 169, mais 57 (51%) do que os contabilizados na sexta-feira, e os casos suspeitos são agora 1.704.
No Algarve, a Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou um sétimo caso, que, conforme o POSTAL avançou ontem, é do concelho de Loulé.
Vítor Aleixo, presidente da autarquia, confirmou tratar-se de um italiano residente em Quarteira. O POSTAL sabe que é um idoso reformado que frequentava a Universidade Sénior, revelando estar bem inserido na comunidade local.
Sabe-se que cerca de 200 estudantes da Universidade Sénior local estarão sobre monitorização por suspeito de contato com este homem.
Atualmente, o número de pessoas infetadas com confirmação oficial no Algarve com o novo coronavírus são: 1 italiano em Loulé, 5 portugueses em Portimão e 1 turista canadiano em Albufeira.
Ontem, correu o boato pela redes sociais que um canadiano, também residente em Quarteira estaria infetado. A polémica tornou-se-se crescente por ser um estrangeiro que deslocava-se intensamente um pouco por todo o Algarve. A boa notícia é que os resultados “deram negativos”, conforme confirmou ao POSTAL Vítor Aleixo.
Segundo a DGS, dos 1.704 casos suspeitos, 126 aguardam resultado laboratorial.
Há ainda 5.011 contactos em vigilância pelas autoridades de saúde, menos do que na sexta-feira (5.674).
O boletim de hoje indica que se mantêm as 11 cadeias de transmissão ativas em Portugal.
Dos 169 casos confirmados de Covid-19 em Portugal, 114 estão internados, dez dos quais em unidades de cuidados intensos.
Há um caso de um doente já recuperado.
Entre os doentes internados estão os casos de um menino com menos de 10 anos e de 19 jovens entre os 10 e os 19 anos.
Existem três casos de doentes infetados internados acima dos 80 anos e 11 entre os 70 e os 79.
É entre a população com idades entre os 40 e os 49 anos que se registam mais casos (41) de doentes internados, segundo o boletim da DGS, que indica a existência de 37 casos entre os 30 e 39 anos e 26 casos entre os 50 e os 59 anos.
Há ainda registo de 19 casos entre os 20 e 29 anos e 12 entre os 60 e 69 anos.
A região Norte continua a ser a que regista o maior número de casos confirmados (77), seguida da Grande Lisboa (73), e das regiões Centro (8) e do Algarve (7).
Há quatro casos confirmado no estrangeiro, segundo o boletim epidemiológico diário.
O mapa disponibilizado pela DGS continua a não apresentar qualquer caso no Alentejo e nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.
Os dados da DGS, atualizados às 10:00 de hoje, adiantam que 13 casos resultam da importação do vírus de Itália, 12 de Espanha, sete de França, cinco da Suíça e Bélgica e Alemanha/Áustria com um cada.
Segundo a DGS, mais de metade dos doentes positivos ao novo coronavírus (54%) têm tosse, 39% febre, 34% dores musculares, 33% cefaleia e 21% fraqueza generalizada. Há 10% dos doentes que apresentam dificuldade respiratória.
A doença Covid-19, provocada pelo novo coronavírus, foi classificada como pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS) na quarta-feira.
Em todo o mundo já foram infetadas mais de 143.000 pessoas e morreram mais de 5.500.
Em Portugal, o Governo decretou na quinta-feira o estado de alerta, colocando os meios de proteção civil e as forças e serviços de segurança em prontidão.
Foram igualmente suspensas, a partir de segunda-feira, as atividades letivas e restringido o funcionamento de discotecas e similares e suspensas as visitas a lares em todo o território nacional.
O Governo decidiu igualmente proibir o desembarque de passageiros de navios de cruzeiro, exceto dos residentes em Portugal, e limitar a frequência nos centros comerciais e supermercados para assegurar possibilidade de manter distância de segurança entre as pessoas.
Já tinham sido tomadas outras medidas em Portugal para conter a pandemia, como a suspensão das ligações aéreas com a Itália.
RELACIONADOS:
Italiano residente em Quarteira é o 7.º caso. Portugal com 57 novos casos
OMS diz à CNN que não se sabe se é possível voltar a adoecer de Covid-19 [vídeo]
Número de casos de coronavírus sobe para 169 em Portugal
Há mais 1 caso positivo no Algarve, o primeiro do concelho de Loulé
Há 34 novos infetados em Portugal. Algarve sobe para seis. Casos suspeitos duplicam
Moto Clube de Faro encerra sede. Concentração em risco de ser cancelada
Confirmação do primeiro caso de um turista infectado pelo covid-19 no Algarve
Covid-19: Governo admite fechar fronteiras e impor quarentena forçada
Há mais dois casos no Algarve, já são cinco pessoas contagiadas por coronavírus
Pena até cinco anos de prisão para quem furar quarentena
Sabe como distinguir os sintomas de Covid-19, gripe e constipação?
Covid-19: Costa anuncia encerramento de discotecas e limitações em centros comerciais