A denúncia foi feita por familiares de utentes Hospital de Faro à bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco: aquela unidade hospitalar “estará a usar resguardos próprios para animais nalguns doentes que ali se encontram internados”, avançou hoje o JN.
A bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, explicou ao JN que este sábado foi contactada por familiares de doentes ali internados que lhe deram conta que “as embalagens com os resguardos foram distribuídas nos serviços do Hospital de Faro”.
Ana Rita Cavaco afirmou ao JN achar “indigno utilizar resguardos educativos para animais nos doentes”. Disse que vai segunda-feira remeter o caso ao Ministério da Saúde.
Para a bastonária, além da questão da dignidade, a utilização deste material prende-se também com razões de segurança: “sabemos que são testados para animais, mas não sabemos se o são para as pessoas e que implicações isso poderá ter”.
Fonte oficial do Centro Hospitalar e Universitário do Algarve (CHUA) disse ao JN desconhecer a situação, mas garantiu que “não é essa a política de compras” e que irá averiguar o sucedido.