O fígado é o principal local dos processos de desintoxicação no corpo e desempenha centenas de funções críticas. O nosso ambiente e as escolhas de estilo de vida afetam significativamente quão bem e eficazmente o fígado executa o seu trabalho. A adoção de um estilo de vida saudável é um dos principais contribuintes não só para prevenir doenças hepáticas no futuro, como também para tratar algumas destas doenças.
Algumas das responsabilidades do fígado incluem filtrar e purificar toxinas do sangue, converter essas toxinas em resíduos, metabolizar nutrientes, álcool e medicamentos, armazenar nutrientes e produzir bile, líquido que auxilia na digestão.
Num organismo saudável, estes processos funcionam relativamente bem. No entanto, ao longo do tempo, colocar muita sobrecarga no seu fígado pode ter implicações prejudiciais para todo o corpo.
Veja então hábitos a adoptar bons para o seu fígado que podem ser facilmente incorporados na sua rotina diária.
Consuma alimentos ricos em fibras
A pesquisa mostra que uma dieta rica em fibras está relacionada com um menor risco de desenvolver esteatose hepática (não alcoólica).
A fibra promove um peso saudável e níveis de energia equilibrados, enquanto o excesso de energia (ou calorias) é o principal responsável pelo acúmulo de gordura nas células do fígado.
Alimentos ricos em fibras incluem feijões, batatas, abacates, bagas, maçãs, bananas, aveia, cereais integrais, nozes e sementes.
Limite o consumo de álcool
O corpo considera o álcool como uma toxina, e é a função do fígado neutralizar essa ameaça. Embora o fígado seja capaz de o fazer, o consumo prolongado e excessivo de álcool desgasta o órgão e é a causa da doença hepática gordurosa alcoólica.
Se tem curiosidade em parar de beber, agora pode ser um bom momento para fazê-lo em prol do seu fígado.
Controle o stress
Em condições de stress, sejam físicas ou emocionais, a função imunológica é interrompida e pode levar à inflamação do fígado. Além disso, as alterações hormonais interferem no fluxo sanguíneo para o fígado, danificando as células.
A prática de respiração profunda e meditação, bem como o exercício regular, podem ajudar. Para além disso, reduzir as fontes de stress sempre que possível e agendar momentos de descanso é benéfico.
Melhore o sono
A qualidade do sono e a saúde do seu fígado estão relacionados. Um estudo de 2021 com jovens adultos coreanos descobriu que a falta de sono é um fator de risco para a esteatose hepática.
Escolha gorduras saudáveis
Consumir gordura não significa automaticamente armazená-la no fígado. O tipo de gordura (bem como a ingestão calórica geral) é o que importa.
O azeite é conhecido por elevar os níveis de colesterol HDL, também conhecido como o bom colesterol, que promove a remoção do colesterol mau da corrente sanguínea, e reduzir os níveis de triglicerídeos.
Minimize o uso de plásticos
Outra forma de não sobrecarregar este orgão é minimizar o uso de plásticos sempre que possível, pois os plásticos são uma fonte de produtos químicos que o corpo tem dificuldade em eliminar.
Trocar recipientes de plástico por vidro e evitar aquecer alimentos em recipientes de plástico, de forma a impedir que microplásticos se infiltrem no que vai ingerir.
Evite fumar
Os cigarros são uma fonte de toxinas e produtos químicos que o seu fígado tem de processar. O tabagismo tem sido associado à doença hepática gordurosa.
Compreenda como medicamentos e suplementos afetam o fígado
O fígado processa todos os medicamentos que toma. O seu médico deve explicar o risco/benefício para o seu fígado de um medicamento antes de começar a tomá-lo.
Medicamentos associados a lesões hepáticas incluem anti-inflamatórios, antibióticos e pílulas anticoncepcionais.
Suplementos, como o cardo mariano, a vitamina C e o selénio, apoiam a saúde do órgão e os processos naturais de desintoxicação.
Mantenha-se hidratado
A desidratação torna mais difícil para todos os órgãos funcionarem, incluindo o fígado.
Pratique atividade física
Aumentar a atividade física está relacionado com uma melhoria na saúde metabólica, densidade óssea e longevidade, e é essencial para evitar doenças crónicas.
Um estilo de vida sedentário (por si só e combinado com uma dieta pobre) é um fator contribuinte para a esteatose hepática.
Apoiar a função do fígado requer uma abordagem holística. Não há limpeza mágica que vá desintoxicar o seu fígado, mas existem medidas comprovadas pela pesquisa que pode tomar para aliviar parte da carga pesada do órgão.
Leia também: Médico de 70 anos revela o que é que as pessoas que chegaram aos 100 anos fizeram