A Exposição “A Minha Esclerose Múltipla Invisível” estará patente no Centro Comercial Aqua Portimão, entre 14 e 25 de agosto, das 10:30 às 24 horas.
Trata-se de uma exposição itinerante que apresenta 12 painéis sobre os sintomas invisíveis mais comuns da Esclerose Múltipla e que passam despercebidos ao comum cidadão.
Com o propósito de educar e consciencializar para os sinais e sintomas da Esclerose Múltipla, as associações de doentes – Associação Nacional de Esclerose Múltipla (ANEM), Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), e Todos com Esclerose Múltipla (TEM) – uniram-se nesta iniciativa para dar a conhecer os desafios dos doentes, através de 12 painéis com os sintomas que podem ser possíveis de controlar e atenuar, mas que se forem ignorados podem provocar grandes constrangimentos na vida dos doentes.
Serão proporcionadas diversas experiências aos visitantes, de acordo com o que é a realidade de um doente com Esclerose Múltipla (EM), nomeadamente tentar pegar numa caixa de cereais mais pesada que o normal, abotoar uma camisa com luvas de borracha, usar umas barbatanas para caminhar ou procurar ler o rótulo de uma embalagem com letras distorcidas.
A inauguração está marcada para dia 14 de agosto às 11 horas e vai contar com a presença de um representante da Direção da SPEM, um representante da Câmara de Portimão e ainda um representante do espaço anfitrião – o Centro Comercial Aqua Portimão.
“A Minha Esclerose Múltipla Invisível” é uma exposição itinerante que está a percorrer o país até maio de 2020, e que permitirá aos visitantes para além da compreensão de cada sintoma, conhecer testemunhos na primeira pessoa de doentes com EM.
A exposição, com entrada livre, conta com o apoio das empresas farmacêuticas, Biogen, Merck, Novartis, Roche e Sanofi.
(CM)