Dormir é uma necessidade vital para o nosso bem-estar, e todos nós já ouvimos falar das recomendações de dormir de 7 a 9 horas por noite para manter uma boa saúde. No entanto, a questão que muitos colocam é se o momento de adormecer faz alguma diferença na qualidade do sono.
Um estudo recente realizado no Reino Unido sugere que a hora de ir para a cama é, de facto, crucial.
O estudo em questão revela que não basta cumprir o número recomendado de horas de sono, é também importante adormecer a uma hora específica.
Ou seja, se alguém vai para a cama às 00:04 e acorda por volta das 13:00, não desfrutará do mesmo nível de qualidade de sono que alguém que se deita na hora indicada e dorme as mesmas 7 a 9 horas.
O estudo sugere também que não devemos contrariar o nosso ritmo natural de sono. Quando sentimos que o sono está prestes a chegar, é crucial ir dormir, pois se adiarmos esse momento, corremos o risco de passar a noite acordados, mesmo estando exaustos.
A melhor hora para se deitar
De acordo com os resultados desta pesquisa, a hora recomendada para os adultos irem para a cama situa-se entre as 22:00 e as 23:00.
Os cientistas monitorizaram o sono de 88 mil pessoas de diferentes faixas etárias e concluíram que não cumprir o número de horas de sono recomendadas e manter horários de sono irregulares pode aumentar o risco de problemas cardiovasculares.
Contudo, compreendemos que as rotinas diárias e os compromissos nem sempre permitem seguir à risca estas recomendações. Cada pessoa tem as suas próprias particularidades familiares e horários de trabalho, o que torna desafiante a adesão a um horário de sono específico.
É crucial que, sempre que possível, tentemos levar em consideração o aconselhamento apresentado por este estudo e coloquemos a qualidade do nosso sono como uma prioridade.
Leia também: Ana Varges Gomes fala de revolução no modo de fazer e pensar os cuidados de saúde no Algarve