Os turistas que cheguem a Espanha provenientes do Reino Unido e da Irlanda vão ter de mostrar, mas a partir de sexta-feira um certificado de vacinação contra a covid-19 ou um teste PCR negativo.
A medida foi publicada hoje no Boletim Oficial do Estado (BOE) vigorará até 31 de julho e só começa a ser aplicada a partir de sexta-feira para dar tempo aos operadores turísticos e turistas britânicos de se adaptarem às novas regras, justificou o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez.
A norma foi aprovada como medida de precaução dada a “evolução negativa” da incidência cumulativa em 14 dias no Reino Unido, que está “muito acima” dos 150 casos, segundo o chefe do Governo espanhol.
Recorde-se que em Portugal, o despacho do Governo foi publicado este domingo à noite no Diário da República, sem aviso prévio, e dado a conhecer uns minutos antes da sua aplicabilidade (seta segunda-feira), contrastando com as anteriores decisões do Reino Unido e da Alemanha que avisaram com quase cinco dias de antecedência. Espanha avisou com três dias de antecedência.