A equipa de Urologia da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) realizou uma cirurgia urológica de elevada diferenciação técnica no passado dia 7 de fevereiro.
Os médicos urologistas Rui Dinis e Miguel Cabrita realizaram uma Cistoprostatectomia Radical com Linfadenectomia Pélvica e Derivação Urinária Cutânea – Conduto Ileal de Bricker Totalmente Intra Corpórea por Laparoscopia.
“Trata-se de uma técnica cirúrgica já utilizada no tratamento do cancro da bexiga invasiva, porém a inovação foi ter sido realizada na integra com recurso a cirurgia minimamente invasiva – via Laparoscopia”, explica a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano em comunicado.
O uso desta técnica cirúrgica Laparoscopia é realizada apenas em escassos centros médicos mundiais.
Esta cirurgia de elevada diferenciação técnica foi possível graças ao trabalho conjunto de todos, equipa de anestesia, equipa da UCI, enfermeiros e auxiliares de ação medica.
O Conselho de Administração parabeniza “todos os envolvidos nesta cirurgia, com especial destaque para os médicos urologistas Rui Dinis e Miguel Cabrita, e orgulha-se pela realização desta técnica cirúrgica na ULSLA que regista o seu nome e o dos seus profissionais no progresso da medicina”.