A primeira fase da vacinação contra a covid-19 já arrancou nos lares de idosos e unidades de cuidados continuados do Algarve. O objetivo é abranger 9.000 utentes e profissionais até final do mês de fevereiro, anunciou a Administração Regional de Saúde (ARS) Algarve.
Os primeiros a receber a vacina foram os lares e unidades da rede de cuidados continuados de Albufeira e de Tavira. A entidade gestora dos cuidados de saúde na região justifica o início do processo de vacinação em Albufeira e Tavira, com o critério de prioridades definido pela Direção-Geral da Saúde (DGS) que coloca os dois concelhos em risco elevado de contágio.
Durante a manhã do dia 12 de janeiro, nas ERPI e UCCI da região, foram vacinados os utentes e profissionais do Lar do Centro da Quinta da Palmeira, em Albufeira, e da Unidade Media Duração e Reabilitação da Rede de Cuidados Continuados Integrados, de Tavira. No período da tarde, foi a vez dos utentes e profissionais da Unidade de Convalescença de Loulé e da Unidade de Longa Duração e Manutenção de Vila Real de Santo António.
Nesta primeira fase, dos profissionais de saúde, vai ser realizada a vacinação dos utentes e profissionais de todas as ERPI e das unidades da RNCCI da região, por equipas de saúde dos três Agrupamentos de Centros de Saúde – ACeS Barlavento, ACeS Central e ACeS Sotavento – que se deslocarão a estas estruturas no decorrer dos meses de janeiro e fevereiro.
Serão vacinados 900 utentes e profissionais ao longo da semana
Reconhecendo o simbolismo da vacinação, Paulo Morgado estima que “vamos vacinar ao longo desta semana cerca de 900 utentes e profissionais das instituições destes concelhos. No total, estimamos que, durante os meses de janeiro e de fevereiro, as equipas dos nossos três ACeS, vacinem cerca de 9 mil utentes e profissionais destas estruturas, incluindo também as não legalizadas, de acordo com o levantamento que foi efetuado junto dos serviços competentes”.
O secretário de Estado e Coordenador Regional do Combate à Covid-19, Jorge Botelho, o presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve, Paulo Morgado, Margarida Flores, diretora de Segurança Social do Centro Distrital de Faro, a Diretora Executiva do ACeS Central, Sílvia Cabrita, o presidente da Câmara de Albufeira, José Carlos Rolo, e o presidente do Centro Paroquial de Paderne e responsável do Lar, padre Pedro Manuel, acompanharam o arranque da vacinação no Lar do Centro da Quinta da Palmeira em Albufeira.
Nas unidades da Rede de Cuidados Continuados Integrados de Tavira e de Loulé, estiveram presentes a vogal do Conselho Diretivo da ARS Algarve, Josélia Gonçalves, a coordenadora regional dos Cuidados Continuados Integrados do Algarve, Fernanda Faleiro, as diretoras executivas do ACeS Sotavento, Luísa Prates, e do ACeS Central, Sílvia Cabrita, assim como o vice-presidente da Câmara de Loulé, Pedro Pimpão, e o diretor do Centro Humanitário da Cruz Vermelha Portuguesa de Tavira, Manuel Marrafa.