Chegado o verão, muitos são aqueles que desejavam ou ainda desejam perder o peso acumulado a mais ao longo do ano. Um dos erros que poderá estar a cometer é ter uma dieta demasiado limitada. Quem o diz é Duane Mellor, médico que revelou ao Daily Mail alguns dos erros que poderá estar a cometer na hora de perder peso.
O processo de perder peso é atingido através do déficit calórico, ou seja, é necessário comer menos calorias do que aquelas que se gastam. Esta conta pode parecer simples à primeira vista, mas há outros fatores que são necessários para alcançar esta equação.
Confira três obstáculos que poderão estar a comprometer o seu processo de emagrecimento, segundo o médico Duane Mellor.
1 – Tem uma dieta demasiado limitada. Ao reduzir em demasia a ingestão de calorias está a dificultar o próprio processo de emagrecimento. “Limitar demasiado a quantidade de comida e a ingestão de calorias pode reduzir a quantidade de atividade involuntária”, algo que pode abrandar a perda de peso. Também pode acontecer que tenha menos energia para fazer exercício.
2 – Não come proteína suficiente. “Os alimentos ricos em proteínas, especialmente quando consumidos com outros ricos em fibras” a longo prazo vão ajudar a que fique saciado durante mais tempo, o que facilitará o controlo de peso. Este macronutriente está presente em alimentos como: frango, peixe e grão-de-bico.
3 – Bebe demasiadas calorias. Pode estar a ingerir menos calorias provenientes de alimentos sólidos, mas se continua a ingerir refrigerantes e bebidas açucaradas isso faz com que tenha grandes quebras de açúcar o que desencadeia sensações de fome, mesmo depois de ter comido recentemente. O médico explica que com estas bebidas, “não somos tão bons a reconhecer a energia proveniente das bebidas como a dos alimentos, estas podem levar-nos a consumir mais energia”.