O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) reforçou a sua frota de veículos com duas viaturas para o transporte de doentes, “suprimindo uma necessidade há muito evidenciada”, anunciou o centro hospitalar algarvio.
Uma das viaturas foi oferecida e entregue no sábado passado pelo Lions Clube de Vilamoura, a que se junta a uma outra adquirida pelo CHUA, indicou o centro hospitalar em comunicado.
De acordo com o CHUA, a viatura que foi doada permite transportar até sete doentes em simultâneo, em banco ou cadeira de rodas, e irá permitir também dar apoio domiciliário às crianças que não se podem deslocar à unidade hospitalar.
A viatura adquirida pelo centro hospitalar é uma ambulância tipo A2, de transporte múltiplo, que permite transportar até cinco doentes em simultâneo, em maca, banco ou cadeira de rodas, conclui a nota do CHUA.
“Até agora tínhamos duas muito antigas, uma com 868 mil quilómetros e outra com 556 mil quilómetros. Dado que houve este donativo, encomendámos ambas para substituição, no plano aprovado de aquisição de uma por ano, a responsabilidade das aquisições e definição dos meios foi deste CA, recebendo o apoio financeiro do Lions Clube de Vilamoura” para uma, referiu Paulo Neves, vogal executivo do CHUA na cerimónia que decorreu junto ao Serviço de Pediatria da Unidade Hospitalar de Faro.
“Temos 28 milhões de euros em execução, graças à solidariedade de todos os países da Europa [Fundos Comunitários], através da CCDRAlg e, claramente, o Governo de Portugal que também contribuiu. Aqui atendemos doentes de 157 países, em 2022. É um motivo de orgulho e de grande responsabilidade para o Algarve e o CHUA participa nessa responsabilidade”, acrescentou Paulo Neves.
Já a enfermeira diretora do CHUA, Mariana Santos, reforçou o agradecimento ao Lions Clube de Vilamoura, pela excelente colaboração e pela entrega desta viatura que irá contribuir para melhorar o atendimento mormente no Departamento da Criança, Adolescência e Apoio à Família, representado pela médica pediatra Elsa Rocha que presidiu ao júri com o Núcleo de Transportes.
Jorge Madeira, presidente do Lions Clube de Vilamoura, explicou que esta viatura “era um sonho da minha falecida esposa, Soledade Madeira, que foi presidente do Lions Clube de Vilamoura e que agora conseguimos concretizar, pedindo muito pelo país fora. Onde há uma necessidade estamos lá”.
Na cerimónia de entrega das viaturas, abençoadas pelo capelão do CHUA Padre Luís Gonzaga, estiveram ainda presentes o Procurador-Geral Adjunto da Procuradoria-Geral da República João Luís Gonçalves, o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, a vice presidente da Câmara de São Brás de Alportel, Marlene Guerreiro, e o presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto, autarquias que também contribuíram para o esforço e apoio ao Lions Clube nesta iniciativa.
Leia também: Pizarro garante concurso para Centro Oncológico do Algarve em 2024, Cristóvão Norte duvida