O Município de Tavira associa-se à Associação Portuguesa de Fibromialgia (APJOF), para assinalar o Dia Mundial da Fibromialgia, 12 de maio, com a iluminação do edifício dos Paços do Concelho de cor roxa.
A fibromialgia é uma doença reumática crónica que afeta cerca de 1% da população portuguesa, sendo a segunda doença reumática mais incapacitante.
Apesar de ter sido reconhecida, em 1992, pela Organização Mundial de Saúde, e de afetar milhões de pessoas em todo o mundo, existe ainda muito desconhecimento e desinformação sobre a mesma.
Esta iniciativa promovida pela APJOF desde 2019, visa “enviar uma mensagem de solidariedade e apoio às pessoas que sofrem de fibromialgia, e alertar para a necessidade de investimento na investigação e tratamentos para a doença”, explica a autarquia tavirense.
A APJOF – Associação Portuguesa de Fibromialgia é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 2016, reconhecida pelo Ministério da Saúde e Direção Geral da Saúde como Associação de Defesa dos Utentes de Saúde, que visa apoiar, sensibilizar e trabalhar em prol das pessoas diagnosticadas com esta doença e as suas famílias.
Leia também: Descubra se está abrangido pela isenção do pagamento de IMI