O número de concelhos com risco extremamente elevado de infeção com covid-19 baixou para 15, segundo os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) referentes ao período entre 3 e 16 de fevereiro. Tal como na semana passada, o número de novas infeções continua a descer em quase todos os concelhos do país (296 dos 308 municípios). E, de acordo com a informação mais atualizada referida esta segunda-feira na reunião no Infarmed, o nível de risco nos concelhos mantém uma tendência decrescente.
Por enquanto, o que também continua a acontecer é que a diminuição da incidência permite apenas que os concelhos saiam do nível máximo da escala de risco para o segundo patamar mais elevado. E isso significa que continuam a ter mais do que 480 novas infeções por 100 mil habitantes em duas semanas, acima do que já é considerado preocupante pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC). Ainda há 113 municípios (37% do total) acima desse nível, embora sejam menos do que os 245 que estavam na mesma situação há uma semana.
Os únicos três com mais de 2 mil novos casos por 100 mil habitantes são Castanheira de Pêra (2410), Resende (2259) e Arronches (2199). Há uma semana, contavam-se 14 concelhos acima deste valor (4 deles acima de 3 mil novos casos por 100 mil habitantes em 14 dias).
Entre os sete municípios que viram aumentar o número de novas infeções, três estão no Alentejo: Arronches, com a 3.ª incidência mais elevada do país, Ferreira do Alentejo e Alvito. Há dois concelhos da Madeira: Ponta do Sol e Ribeira Brava. E ainda Manteigas (Centro) e Vimioso (Norte).
Há 195 concelhos com menos de 480 novos casos por 100 mil habitantes, na semana passada eram apenas 63.
Os Açores mantêm-se, maioritariamente, com níveis de incidência muito baixos, sem novos casos em nove concelhos: Corvo, Lajes das Flores, Santa Cruz das Flores, Calheta de S. Jorge, Lajes do Pico, São Roque do Pico, Santa Cruz da Graciosa, Povoação e Norteste. No continente, o único município sem novos casos é Mourão.
NÚMERO DE NOVOS CASOS POR 100 MIL HABITANTES
Incidência cumulativa entre 3 e 16 de fevereiro
MADEIRA
Incidência cumulativa entre 3 e 16 de fevereiro
AÇORES
Incidência cumulativa entre 3 e 16 de fevereiro
PESQUISE POR CONCELHO
Notícia exclusiva do nosso parceiro Expresso
E AINDA
► Como é que se vai desconfinar sem correr o risco de ter outra onda idêntica à de janeiro?
► Covid-19: Apenas Monchique e mais 14 municípios permanecem em risco extremo
► PSP acaba com “rave” com 19 jovens em pinhal de Leiria
► GRANDE DESCIDA. Há mais 22 novos casos no Algarve e 33 no Alentejo [Óbitos: 2+2]