
O Município de Alcoutim criou uma Bolsa de Voluntários para apoio à população idosa institucionalizada, de forma a fazer face aos constrangimentos dos recursos humanos disponíveis no concelho.
A medida resulta de um trabalho colaborativo com as Instituições Particulares de Solidariedade Social locais, ficando a cargo do Município de Alcoutim, através do seu Gabinete de Ação Social, Saúde e Educação, a receção e encaminhamento das inscrições de cidadãos que queiram colaborar e prestar apoio em lares/apoio domiciliário e outros serviços.
Os voluntários devem ter idade inferior a 60 anos e serem saudáveis (não pertencer a qualquer um dos grupos de risco que estão referenciados pela Direção Geral de Saúde). A inscrição pode ser efetuada através do número 962 736 411 ou através do email: [email protected]

A inscrição não garante a prestação do voluntariado, servindo para sinalizar a disponibilidade às IPSS’s do concelho de Alcoutim.
“É uma medida de combate à Covid-19, e uma forma de antecipar procedimentos, no caso de existir algum caso positivo no concelho de Alcoutim, nas IPSS, possamos substituir as pessoas, e assegurar a quarentena das restantes”, considera Osvaldo dos Santos Gonçalves, presidente da Câmara de Alcoutim. A bolsa de voluntários “é anteciparmo-nos ao problema que no caso de vir a existir, possamos responder da forma mais rápida e eficaz”, conclui.