Os exercícios abdominais ajudam a fortalecer e tonificar os músculos localizados na região do abdómen, contribuindo para a estabilização da região central do corpo, também chamada de core, mas não estão ligados diretamente à perda de gordura nessa região.
Segundo o site Authority Nutrition, uma forma de combater a gordura abdominal é escolher uma dieta rica em proteínas e fibras vegetais, reduzindo a ingestão de açúcares e hidratos de carbono, e controlando as doses por refeição.
Nenhum exercício é capaz de queimar gordura de regiões específicas do corpo. O nosso organismo utiliza a gordura como substrato energético para a execução das atividades, mas ele procura esse “combustível” no corpo todo, não em regiões específicas.
Os exercícios abdominais são benéficos para dar estrutura ao corpo, mas para combater a barriga, o melhor é ter uma alimentação cuidada e fazer exercícios mais metabólicos.
Exercícios tais como burpees, saltar à corda e sprints são uma excelente opção. Recomendo que o faça procurando um profissional certificado num ginásio perto de si.
Fica assim esclarecido este mito.