António Costa confirmou que o novo confinamento terá duração prevista de um mês.
O primeiro-ministro saiu agora da reunião com o Infarmed e revelou, para já, que o novo confinamento será mesmo semelhante ao de março e que terá duração prevista de um mês. António Costa acrescenta que as medidas serão revistas nos 15 dias seguintes ao início do confinamento se a situação melhorar e “algumas medidas poderão ser aligeiradas”.
“As escolas são grande tema de divergência” mas António Costa garante que não são “fator de contaminação”. “Nada justifica o fecho das escolas em crianças até aos 12 anos”, terminou. Sobre estes alunos e até ao do 12º ano, as medidas estão ainda a ser decididas.
O primeiro-ministro disse ainda que hoje teremos mais de 7 mil infetados e que a vacina não vai, para já, garantir a imunidade de grupo. “O período de vacinação vai ser muito longo”.
Por fim, num resumo das medidas, apelou ainda ao uso de máscara, higienização das mãos e ao distanciamento social.
PRESIDENTE DA REPÚBLICA VAI CONSULTAR PARTIDOS POR TELEFONE SOBRE ESTADO DE EMERGÊNCIA
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai consultar hoje à tarde os partidos políticos com assento parlamentar por telefone sobre a renovação do estado de emergência.
Esta informação foi divulgada através de uma nota no portal da Presidência da República na Internet, na qual se lê também que Marcelo Rebelo de Sousa “já realizou novo teste com o INEM” de diagnóstico ao novo coronavírus, “cujo resultado deverá ser conhecido dentro de algumas horas”.
O chefe de Estado cancelou as audiências marcadas para hoje aos partidos políticos depois de saber, na segunda-feira à noite, que tinha testado positivo ao novo coronavírus.
Entretanto, fez outro teste, com resultado negativo, e aguarda agora o resultado de um “teste confirmativo” realizado pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
Marcelo Rebelo de Sousa, que se encontra em isolamento no Palácio de Belém, em Lisboa, está a assistir, por videoconferência, à reunião desta manhã no Infarmed sobre a situação epidemiológica da covid-19 em Portugal.
RELACIONADO
► Prevista pela primeira vez limitação de preços em entregas ao domicílio e gás de garrafa
► Costa invoca peritos para manter escolas abertas no novo confinamento
► Covid-19: Manter aulas presenciais a partir dos 12 anos está em ponderação – Costa
E AINDA
► Covid-19: Presidente da República vai consultar partidos por telefone sobre estado de emergência
► Presidente da República testa negativo e aguarda realização de teste confirmativo
► Presidente da República infetado com Covid-19
► Por ter mantido contacto com Marcelo, Ventura entra em confinamento