A sondagem da Universidade Católica para o PÚBLICO, RTP e Antena 1, hoje divulgada, aponta para que, das próximas eleições, saia um resultados muito idêntico ao de 2015. Ou seja, uma maioria à esquerda que não diferirá muito do equilíbrio de forças que atualmente existe na Assembleia da República.
E, na verdade, os portugueses não grande clarificação política: 66% dos inquiridos não acredita que das próximas eleições possa sair uma maioria governativa estável. Não acreditam mas prefeririam que assim fosse: 54% preferem um governo de maioria absoluta.
A sondagem da Católica, com inquéritos realizados entre 29 de outubro e 3 de novembro, atribui 39% das intenções de voto ao PS. O PSD é o partido que se segue com 30% , depois o BE com 7% e CDU, Iniciativa Liberal e Chega empatados com 5%. No fim, surge o PAN com 3%, à frente do CDS que se fica pelos 2%.
Outra sondagem hoje divulgada pelo JN e DN, realizada pela Aximage, tem resultados semelhantes. O PS fica-se por 38,5%, à frente mas longe da maioria, e a avaliação de António Costa cai por causa do chumbo do Orçamento do Estado para 2022 e da crise política. Governo e oposição tem ambos avaliação negativa.
– Notícia do Expresso, jornal parceiro do POSTAL