O município de São Brás de Alportel adquiriu, no dia 3 de Novembro, um Equipamento de Detecção de Fugas para a Rede Pública de Abastecimento de Água, um investimento que dá continuidade ao Plano Municipal de Eficiência Energética.
“Após intervenções de controlo e eficiência energética na rede de iluminação pública, em edifícios municipais, nas mais diversas formas, a aquisição de bicicletas de utilização pelos serviços municipais a autarquia avança agora para a aplicação de novos métodos de controlo e detecção de fugas na rede pública de abastecimento de água”, referiu o município em nota de imprensa.
O equipamento adquirido para o efeito, mediante um custo de 11.430 euros acrescidos de iva à taxa legal em vigor é composto por um sistema de pré localização constituído por loggers acústicos, módulo de comunicações, software e mala de transporte; um sistema de correlação acústica constituído por loggers acústicos de correlação, módulo de comunicações, software e mala de transporte; e um geofone digital (microfone de solo) que inclui uma vareta de escuta directa, auscultadores, acessórios de ligação e mala de transporte.
“A operação deste equipamento tem por objectivo melhorar a eficiência dos sistemas, a optimização do recurso água e uma redução de custos com a consequente redução de perdas de água e respectiva manutenção”, acrescenta a autarquia.
Segundo Vítor Guerreiro, presidente da Câmara “este é mais um importante passo na poupança de recursos, quer naturais, quer financeiros. A poupança energética e a qualidade ambiental faz parte da gestão sustentável e equilibrada pela qual nos pautamos”.