Rute Silva já assumiu as funções de presidente da Câmara de Vila do Bispo, cargo ocupado devido à renúncia ao mandato do anterior presidente Adelino Soares, para assumir as funções de vogal executivo, no Conselho de Administração da empresa Algar – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos SA.
Na sequência destas alterações ao executivo da autarquia vila-bispense que foram aprovadas na reunião de Câmara desta quinta-feira, o até aqui vereador Armindo Vicente, que não tinha pelouros atribuídos, passa a desempenhar funções a tempo inteiro e foi designado vice-presidente. Fernando Santana mantém-se como vereador a tempo inteiro e Marisa Dias foi oficializada como vereadora sem funções atribuídas.
A autarca Rute Silva será agora responsável por áreas como a proteção civil, estratégia municipal, gestão municipal que engloba administração, economia e finanças, desenvolvimento municipal que abrange a ação social, habitação, educação, saúde, transportes, cultura, desporto e juventude, associativismo, turismo, agricultura e pescas e ambiente, entre outras.
O vice-presidente, Armindo Vicente, terá a seu cargo a área do urbanismo municipal que inclui a gestão do território e as operações urbanísticas e ainda a obras municipais que engloba a gestão de projetos e a execução de empreitadas.
O vereador Fernando Santana mantém-se responsável pelas áreas da limpeza urbana, água, saneamento e ainda pela manutenção e conservação dos edifícios e espaços públicos.
“É com imensa honra que assumo o cargo de presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, responsabilidade que garanto cumprir com presença, dedicação, humildade e sentido de missão. Serão apenas alguns meses que anunciam, já, a viragem num percurso de quase 12 anos”, afirma Rute Silva.
A autarca aproveitou a oportunidade para “felicitar a eleição do presidente a quem sucedo, como vogal executivo do Conselho de Administração da Algar, em representação da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), desejando-lhe as maiores felicidades nesta sua nova missão, desta feita de âmbito regional”, tendo acrescentado que “não posso deixar de manifestar a minha surpresa e profundo desagrado pela forma despropositada como decorreu a sua saída, sem comunicação prévia, nem qualquer passagem de testemunho (entenda-se documentação!), perante a sua vice-presidente e vereadores, situação que registo como sendo da maior gravidade”.
“Encerrado este capítulo, e nos meses que faltam até ao final deste nosso mandato, pretendo dar continuidade aos diversos projetos em curso, corrigir alguns dos problemas identificados, desbloquear situações pendentes e contribuir para a constante melhoria e alcance dos serviços prestados por este Município à sua População, sempre com um elevado sentido de dever público”, acrescenta.
“Quero ainda expressar a minha sentida gratidão pelo incondicional apoio e amizade manifestados pelos vereadores que me irão acompanhar a tempo inteiro, bem como toda a confiança nos restantes membros deste executivo camarário que, acredito, tudo farão no sentido de privilegiar uma governação harmoniosa e democrática”, pode ler-se no comunicado.
Por fim, Rute Silva dirigiu “uma última palavra para os funcionários desta autarquia: a imagem do nosso concelho e da instituição Câmara Municipal de Vila do Bispo depende de todos nós. Acredito que juntos, competentes e empenhados, faremos deste território um lugar ainda melhor”