Rodrigo Teixeira é o cabeça de lista da candidatura do LIVRE pelo Algarve e Maria João Bernardo é a Mandatária da Lista, informou em comunicado o partido.
O LIVRE lançou um desafio de participação aos seus membros e apoiantes e à sociedade civil em geral através das primárias abertas para a escolha dos candidatos e das candidatas do LIVRE às eleições legislativas antecipadas.
Após votação em eleições primárias, Rodrigo Teixeira, 30 anos, natural de Faro, estudante finalista do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas na Universidade do Algarve, é cabeça de lista pelo círculo eleitoral de Faro.
Rodrigo Teixeira apresenta uma vasta experiência no associativismo estudantil, tendo sido em 2014 vice-presidente da direção do Núcleo de Estudantes de Ciências Farmacêuticas (NECiFarm) da AAUAlg e presidente do Núcleo Pedagógico da Faculdade de Ciências e Tecnologia da AAUAlg. Foi secretário-geral (2015) e presidente da Direção-Geral da Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg) nos mandatos de 2016 e 2017.
Em 2017, tornou-se o segundo presidente da academia algarvia a ser eleito para representante nacional dos estudantes do Ensino Superior, pelos seus pares, em Encontro Nacional de Direções Associativas (ENDA) para o Conselho Consultivo da Juventude (CCJ), junto da Secretaria de Estado do Desporto e Juventude, bem como para o Conselho Consultivo do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).
Foi representante dos estudantes pelo subsistema universitário no Conselho Geral da Universidade do Algarve, o órgão máximo da Instituição, entre 2017 e 2019.
É ainda importante destacar a eleição, em 2018, como delegado na Assembleia Geral da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) e ainda, em 2019, a eleição como diretor do Departamento de Política Educativa da Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia (APEF), sendo também membro da Comissão Política do Fórum Nacional de Estudantes de Saúde (FNES).
Maria João Bernardo é a mandatária da candidatura do LIVRE pelo Algarve. Formada em antropologia, reside em Castro Marim, onde dinamiza o restaurante de uma quinta biológica na mesma localidade, promovendo a dieta mediterrânica e alimentação Km Zero. Membro do LIVRE desde 2015, integrou a assembleia do partido (2016-2022) e é membro do Grupo de Coordenação Local do Algarve desde 2020.
A mandatária regional quer contribuir para que o LIVRE responda a muitos dos desafios que se colocam ao país em geral e ao Algarve em particular.
As legislativas decorrem no próximo dia 10 de março.
Leia também: Paulo Raimundo diz que o verdadeiro “safanão nisto tudo” é com voto na CDU