“O Partido Socialista de Faro lamenta a ausência do presidente da Câmara de Faro no acto de consignação da construção da nova ETAR Faro/Olhão, obra estruturante para a Ria Formosa, cuja concretização foi viabilizada pelo Governo do Partido Socialista”, começa por referir o PS/Faro em comunicado de imprensa enviado esta terça-feira às redacções.
“A ausência do presidente da Câmara de Faro, numa cerimónia que contou com a presença do Secretario de Estado do Ambiente, demonstra o lamentável desinteresse da coligação de direita pela Ria Formosa, tanto mais que estavam na cerimónia os presidentes das Câmaras de São Brás de Alportel e Olhão, e expressa uma total ausência de pensamento estratégico sobre as oportunidades de desenvolvimento que Faro pode ter se souber tirar partido de todo o potencial da Ria Formosa, das suas ilhas e comunidades”, atira o PS de Faro.
Recorde-se que em representação do presidente da Câmara de Faro, Rogério Bacalhau, na cerimónia esteve a vereadora Teresa Correia.
Representando um investimento de 22 milhões de euros, a nova Estação de Tratamento de Águas Residuais de Faro/Olhão utilizará a mais moderna tecnologia para recolher e tratar os efluentes de mais de 113 mil pessoas dos concelhos de Faro, Olhão e São Brás de Alportel.
O PS/Faro considera este o “mais importante investimento para a despoluição da Ria Formosa, central para a preservação ambiental daquela que é considerada uma das sete maravilhas de Portugal e fundamental para garantir a excelência da qualidade das águas condição essencial para os pescadores, viveiristas e mariscadores de Faro”.