Este domingo, no Centro Cultural António Aleixo, em Vila Real de Santo António, decorre o XX Congresso Regional da Federação do Algarve do Partido Socialista, “marcando um importante momento de reflexão e decisão para o futuro da região”, informou em comunicado o PS Algarve.
Os trabalhos tiveram início com a eleição de Álvaro Araújo, presidente da Câmara de Vila Real de Santo António, como presidente do Congresso, que liderará as sessões ao longo do dia. Um dos momentos mais significativos da manhã foi a aprovação da lista da Comissão de Honra, encabeçada por António Pina, que inclui todos os autarcas eleitos pelo PS ALGARVE nas câmaras, assembleias municipais e juntas de freguesia, destacando o compromisso de proximidade com os cidadãos.
Nas várias intervenções desta manhã, foram abordados “temas cruciais para a região, como as eleições autárquicas de 2025, a habitação acessível, a gestão da água, as alterações climáticas e a biodiversidade, além de questões relativas à saúde e à criação de regiões administrativas. As moções setoriais apresentadas refletem o empenho dos socialistas algarvios em debater e encontrar soluções para os desafios locais e nacionais”, lê-se na nota.
O Congresso prosseguirá com a apresentação das moções de orientação política e programática durante a tarde, seguida das votações que definirão os órgãos federativos e as estratégias políticas para os próximos anos.
Entre os momentos mais aguardados do dia está a presença de Juan Espadas, Secretário-Geral do Partido Socialista Operário Espanhol da Andaluzia, como convidado de honra, reforçando as relações de cooperação transfronteiriça entre o Algarve e a Andaluzia.
A sessão de encerramento está prevista para as 18:00h, com intervenções de Juan Espadas e Luís Graça, presidente reeleito da Federação do PS Algarve, que apresentará a Moção Global “Ganhar o Algarve”, documento orientador para o mandato que agora se inicia.
“Este XX Congresso Regional do PS Algarve promete ser um marco na definição das políticas que irão moldar o futuro da região, reafirmando o compromisso dos socialistas em ‘ganhar as pessoas’ e trabalhar em prol de um Algarve mais inclusivo, sustentável e próspero.
Leia também: Uma análise crítica da moção “Ganhar o Algarve” do PS Algarve | Editorial de Henrique Dias Freire
E ainda: Descubra quantos litros de combustível equivalem a um consumo de um elétrico