O Parlamento aprovou esta sexta-feira, uma iniciativa do Partido Socialista que propõe ao governo a redução do valor das portagens no Algarve e no interior do país. A proposta recolheu o voto favorável do BE, CDU, PAN (Pessoas, Animais, Natureza) e PEV (Partido Ecologista “Os Verdes”), tendo o PSD e CDS preferido não acompanhar a proposta de redução do valor das portagens.
Recorde-se que os deputados eleitos pelo Algarve apresentaram em campanha eleitoral uma proposta de redução de valor das portagens da A22 – Via do Infante. Esta proposta teve por base um estudo desenvolvido por docentes da Universidade do Algarve que considerando a elasticidade (diminuição do custo e aumento da procura), prevê que o Estado possa garantir os mesmos níveis de receita ao baixar o valor das portagens.
Os deputados socialistas têm vindo a trabalhar com o Ministério das Infraestruturas e Planeamento, tendo em vista o cumprimento de tal proposta prevendo-se assim que em breve o valor das portagens venha a baixar gradualmente na Via do Infante e nas SCUT’s do interior.