Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Política

Presidente da Câmara de Portimão reúne-se de urgência com primeiro-ministro

A reunião solicitada por Isilda Gomes surge “em virtude das decisões tomadas na quinta-feira em Conselho de Ministros, que impedem que Portimão retome o processo de desconfinamento”

14:33 30 Abril, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A presidente da Câmara de Portimão, Isilda Gomes, vai reunir-se hoje de urgência com o primeiro-ministro na sequência da decisão do Governo em manter o concelho na mesma fase do processo de desconfinamento, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a autarquia indicou que a audiência solicitada “com caráter de urgência” ao primeiro-ministro, está agendada para as 18:00, no Palácio de São Bento, em Lisboa.

A reunião foi solicitada por Isilda Gomes (PS) “em virtude das decisões tomadas na quinta-feira em Conselho de Ministros, que impedem que Portimão retome o processo de desconfinamento”.

Isilda Gomes, citada na nota do município do distrito de Faro, manifestou “grande desilusão pela decisão tomada [pelo Governo], sentida, mais uma vez, como uma enorme injustiça”.

Portimão, que há 15 dias recuou para a segunda fase do desconfinamento, é um dos oito concelhos dos 278 em Portugal continental que não avança no sábado para a quarta e última fase do plano de desconfinamento definido pelo Governo com a entrada do país em situação de calamidade, em substituição do estado de emergência.

Também impedidos de prosseguir para a quarta fase estão Miranda do Douro, Paredes e Valongo, que se mantêm no nível em que se encontram, e Aljezur, Resende, Carregal do Sal, que recuaram para diferentes etapas, mas que ficam também retidos, ainda que possa ser “por muito pouco tempo”, porque o Governo decidiu passar a fazer uma avaliação semanal.

De acordo com os dados divulgados pelo município, Portimão contabilizava na quinta-feira 39 casos ativos de infeções por covid-19 no concelho, número inferior ao limite de 67 casos, tendo por base os 120 por 100 mil habitantes.

No período acumulado de 14 dias utilizado pelo Governo para definir as regras do desconfinamento, verificou-se em Portimão uma redução de 200 casos, contabilizando um acumulado de 70 casos na quinta-feira, mas só 39 dos quais ativos.

Os critérios de avaliação utilizados pelo Governo para definir as regras de desconfinamento têm sido criticados pelos autarcas, ao considerarem que os mesmos não refletem a realidade dos casos de covid-19, penalizando injustamente as populações.

Na quinta-feira, em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Aljezur, José Gonçalves (PS), concelho obrigado a recuar para a segunda fase de desconfinamento, criticou os critérios de avaliação, os quais continuam “a suscitar muitas dúvidas, sendo incoerentes com a realidade dos casos de contaminações ativas”.

O autarca defende a revisão urgente da forma como está a ser feita a contabilização, embora reconheça que “já tenha sido dado um passo importante, passando a avaliação a ser feita semanalmente em vez de quinzenalmente”.

Contudo, acrescentou, que as regras devem ter em conta os casos ativos a dois ou três dias, para que a decisão do Governo seja tomada de forma mais justa.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.168.333 mortos no mundo, resultantes de mais de 150,4 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.974 pessoas dos 836.033 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Siresp, o cão dos Bombeiros de Carcavelos e São Domingos de Rana.
Animais Nacional

“Trouxe imensa alegria”: morreu o cão dos Bombeiros de Carcavelos que se chamava Siresp e era a “mascote do quartel”

10:00 28 Junho, 2026 15:22 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

O cão Siresp, mascote dos Bombeiros de Carcavelos e São Domingos de Rana, morreu após agravamento irreversível do estado de saúde

Algarve Cultura

Noites de verão no Algarve ganham nova luz com Candlelight

10:30 28 Junho, 2026 06:20 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Candlelight combina música clássica, tributos contemporâneos e bandas sonoras num ambiente iluminado por milhares de velas

Algarve Cultura

Silves celebra o verão com música e gastronomia no Castelo ao pôr do sol

08:00 28 Junho, 2026 06:47 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sunset Secrets regressam ao Castelo de Silves entre 2 e 30 de julho, com música ao vivo, gastronomia e animação ao pôr do sol

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Idosas com calor.
Tempo

Calor está a ganhar força em Portugal e há sete distritos que já estão sob alerta: conheça as regiões onde o calor vai apertar primeiro

12:30 28 Junho, 2026 12:03 28 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Sete distritos entram sob aviso devido ao calor persistente. A subida das temperaturas já tem data marcada e pode durar dias

Avião da Iberia.
Vida & Lazer

Iberia faz mudanças e assume nova designação para a bagagem de mão

15:30 28 Junho, 2026 15:54 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Companhia aérea espanhola Iberia alterou a designação da bagagem de mão sem mexer nas regras de peso ou dimensões

João Espada.
Nacional

“O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas

15:50 26 Junho, 2026 10:53 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

João Espada tem 20 anos e está desaparecido há mais de um mês: a família descobriu que levava uma vida paralela

Opinião Saúde

O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho

07:30 28 Junho, 2026 20:38 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A prevenção passa por estilos de vida saudáveis, mas importa sublinhar que, nas fases iniciais, a doença do fígado associada ao álcool pode ser reversível"

Algarve Cultura

Tavira recebe cinema sob as estrelas nos Claustros do Convento do Carmo

09:00 28 Junho, 2026 11:16 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mostra inclui filmes premiados, conversas informais e a presença de Pedro Pinho, Catarina Alves Costa e Inês Nunes

Vento forte na praia. Crédito: Magnific
Tempo

Vem aí uma nortada: calor regressa a Portugal antes do fim do mês mas vento pode ‘estragar’ a praia nestas regiões

17:00 27 Junho, 2026 15:04 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor vai regressar gradualmente a Portugal até ao final de junho, sobretudo no interior, onde os termómetros poderão aproximar-se dos 39 ºC

José Castelo Branco.
Nacional

José Castelo Branco foi a julgamento e revelou estar “muito preocupado”: já há data para uma nova sessão

19:40 27 Junho, 2026 14:57 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Socialite esteve no arranque do julgamento por violência doméstica contra Betty Grafstein, mas recusou prestar declarações

Praia dos Cavacos. Crédito: Visit Olhão
Algarve Vida & Lazer

Esta praia no Algarve é um refúgio discreto da Ria Formosa onde o silêncio só é interrompido pelo comboio

18:00 27 Junho, 2026 15:09 27 Junho, 2026 | João Luís

Na Ria Formosa, esta praia combina águas calmas, salinas, aves e ambiente piscatório num recanto discreto do Algarve

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Filha cuidadora dos pais. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Deixar mais herança ao filho que cuida dos pais: é possível fazê-lo?

13:50 26 Junho, 2026 13:32 26 Junho, 2026 | João Luís

Pais podem deixar mais herança ao filho que cuida deles? Saiba o que a lei portuguesa permite, quais são os limites e como funciona a quota disponível

Helicóptero do INEM. Crédito: Lusa
Algarve

Despiste de mota em Faro faz uma vítima mortal: homem de 35 anos não resistiu aos ferimentos

16:40 27 Junho, 2026 11:44 28 Junho, 2026 | João Luís

Acidente de mota em Bela Salema, no concelho de Faro, provocou a morte de um homem de 35 anos. GNR investiga as causas do despiste

Cultura Europe Direct Algarve

Comissário Carlos Coelho participa no Algarve nas comemorações dos 40 anos da adesão à CEE

10:22 25 Junho, 2026 10:30 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Conferência e exposição procuram recordar quatro décadas de integração europeia e refletir sobre o futuro de Portugal na União.

Siresp, o cão dos Bombeiros de Carcavelos e São Domingos de Rana.
Animais, Nacional

“Trouxe imensa alegria”: morreu o cão dos Bombeiros de Carcavelos que se chamava Siresp e era a “mascote do quartel”

10:00 28 Junho, 2026 15:22 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

O cão Siresp, mascote dos Bombeiros de Carcavelos e São Domingos de Rana, morreu após agravamento irreversível do estado de saúde

Algarve, Cultura

Noites de verão no Algarve ganham nova luz com Candlelight

10:30 28 Junho, 2026 06:20 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Candlelight combina música clássica, tributos contemporâneos e bandas sonoras num ambiente iluminado por milhares de velas

Algarve, Cultura

Silves celebra o verão com música e gastronomia no Castelo ao pôr do sol

08:00 28 Junho, 2026 06:47 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sunset Secrets regressam ao Castelo de Silves entre 2 e 30 de julho, com música ao vivo, gastronomia e animação ao pôr do sol

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Idosas com calor.
Tempo

Calor está a ganhar força em Portugal e há sete distritos que já estão sob alerta: conheça as regiões onde o calor vai apertar primeiro

12:30 28 Junho, 2026 12:03 28 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Sete distritos entram sob aviso devido ao calor persistente. A subida das temperaturas já tem data marcada e pode durar dias

Avião da Iberia.
Vida & Lazer

Iberia faz mudanças e assume nova designação para a bagagem de mão

15:30 28 Junho, 2026 15:54 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Companhia aérea espanhola Iberia alterou a designação da bagagem de mão sem mexer nas regras de peso ou dimensões

João Espada.
Nacional

“O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas

15:50 26 Junho, 2026 10:53 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

João Espada tem 20 anos e está desaparecido há mais de um mês: a família descobriu que levava uma vida paralela

Opinião, Saúde

O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho

07:30 28 Junho, 2026 20:38 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A prevenção passa por estilos de vida saudáveis, mas importa sublinhar que, nas fases iniciais, a doença do fígado associada ao álcool pode ser reversível"

Algarve, Cultura

Tavira recebe cinema sob as estrelas nos Claustros do Convento do Carmo

09:00 28 Junho, 2026 11:16 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mostra inclui filmes premiados, conversas informais e a presença de Pedro Pinho, Catarina Alves Costa e Inês Nunes

Vento forte na praia. Crédito: Magnific
Tempo

Vem aí uma nortada: calor regressa a Portugal antes do fim do mês mas vento pode ‘estragar’ a praia nestas regiões

17:00 27 Junho, 2026 15:04 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor vai regressar gradualmente a Portugal até ao final de junho, sobretudo no interior, onde os termómetros poderão aproximar-se dos 39 ºC

José Castelo Branco.
Nacional

José Castelo Branco foi a julgamento e revelou estar “muito preocupado”: já há data para uma nova sessão

19:40 27 Junho, 2026 14:57 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Socialite esteve no arranque do julgamento por violência doméstica contra Betty Grafstein, mas recusou prestar declarações

Praia dos Cavacos. Crédito: Visit Olhão
Algarve, Vida & Lazer

Esta praia no Algarve é um refúgio discreto da Ria Formosa onde o silêncio só é interrompido pelo comboio

18:00 27 Junho, 2026 15:09 27 Junho, 2026 | João Luís

Na Ria Formosa, esta praia combina águas calmas, salinas, aves e ambiente piscatório num recanto discreto do Algarve

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional, Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Filha cuidadora dos pais. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Deixar mais herança ao filho que cuida dos pais: é possível fazê-lo?

13:50 26 Junho, 2026 13:32 26 Junho, 2026 | João Luís

Pais podem deixar mais herança ao filho que cuida deles? Saiba o que a lei portuguesa permite, quais são os limites e como funciona a quota disponível

Helicóptero do INEM. Crédito: Lusa
Algarve

Despiste de mota em Faro faz uma vítima mortal: homem de 35 anos não resistiu aos ferimentos

16:40 27 Junho, 2026 11:44 28 Junho, 2026 | João Luís

Acidente de mota em Bela Salema, no concelho de Faro, provocou a morte de um homem de 35 anos. GNR investiga as causas do despiste

Cultura, Europe Direct Algarve

Comissário Carlos Coelho participa no Algarve nas comemorações dos 40 anos da adesão à CEE

10:22 25 Junho, 2026 10:30 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Conferência e exposição procuram recordar quatro décadas de integração europeia e refletir sobre o futuro de Portugal na União.

Últimas Notícias

  • Iberia faz mudanças e assume nova designação para a bagagem de mão
    Iberia faz mudanças e assume nova designação para a bagagem de mão
  • Calor está a ganhar força em Portugal e há sete distritos que já estão sob alerta: conheça as regiões onde o calor vai apertar primeiro
    Calor está a ganhar força em Portugal e há sete distritos que já estão sob alerta: conheça as regiões onde o calor vai apertar primeiro
  • Noites de verão no Algarve ganham nova luz com Candlelight
    Noites de verão no Algarve ganham nova luz com Candlelight
  • “Trouxe imensa alegria”: morreu o cão dos Bombeiros de Carcavelos que se chamava Siresp e era a “mascote do quartel”
    “Trouxe imensa alegria”: morreu o cão dos Bombeiros de Carcavelos que se chamava Siresp e era a “mascote do quartel”
  • Tavira recebe cinema sob as estrelas nos Claustros do Convento do Carmo
    Tavira recebe cinema sob as estrelas nos Claustros do Convento do Carmo

Opinião

  • O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho
    O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho
  • Alice no país das (des)maravilhas | Por Anna Kosmider Leal
    Alice no país das (des)maravilhas | Por Anna Kosmider Leal
  • Celebramos hoje o 55º aniversário da criação da Escola de Enfermagem de Faro | Por Filomena Matos
    Celebramos hoje o 55º aniversário da criação da Escola de Enfermagem de Faro | Por Filomena Matos

Europe Direct Algarve

  • Algarve 2030 lança 3 milhões para modernizar áreas empresariais
    Algarve 2030 lança 3 milhões para modernizar áreas empresariais
  • Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho
    Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal