José Apolinário é o novo presidente da CCDR Algarve para os próximos cinco anos, tendo como vice-presidentes, o arquiteto paisagista José Pacheco e a economista Elsa Cordeiro.
Os novos dirigentes do órgão coordenador regional foram eleitos por um colégio eleitoral de 483 autarcas, entre presidentes de câmara e membros das assembleias municipais, incluindo os representantes das juntas de freguesia.
Num encontro com os jornalistas, Apolinário apresentou as linhas orientadoras do seu mandato, destacando que “o nosso objetivo será criar as condições para reabrir o processo de regionalização”.
“Não será sério dizer que no final deste mandato estaremos em condições para avançar” e concretizar este processo inscrito na constituição de 1976 e que tem sido sucessivamente adiado.
Mas deixou garantias: ”Tudo faremos para que a prazo seja possível uma eleição direta para a criação de uma futura autarquia intermédia regional”.
No imediato, José Apolinário vai reunir o Conselho de Coordenação Intersetorial que quer redinamizar, juntando todos os organismos desconcentrado da administração pública e a Associação Intermunicipal do Algarve (AMAL).
Em concreto, a primeira prioridade será acompanhar as medidas de apoio às empresas e aos cidadãos, procurando responder à dimensão dos problemas que a região vive, derivado do impacto da pandemia da Covid 19, cujos efeitos setoriais, designadamente na atividade turística, são maiores do que em outras regiões do pais.
Em segundo lugar, monitorizar, acompanhar e em alguns casos implentar as medidas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRRPT), bem como a gestão racional da água com a execução do Plano Regional de Eficiência Hídrica.
A nova equipa vai gerir um montante de 620 milhões que serão aplicados segundo uma lógica das prioridades regionais ouvindo o governo e as autarquias.