O Governo português disponibilizou um site para esclarecer o funcionamento do voto antecipado nas eleições legislativas do próximo dia 30. No site https://votoantecipado.gov.pt encontra todas as informações sobre como e onde votar antecipadamente, opção que voltou a estar aberta a todos os eleitores.
“Se por alguma razão não puderem ou se simplesmente preferirem ir às urnas mais cedo, os eleitores poderão exercer o seu direito de voto no dia 23 de janeiro, uma semana antes da data oficial das eleições”, informa o Executivo na página.
O voto antecipado permite “aos eleitores votar em qualquer ponto do País, independentemente do seu local de voto registado nos cadernos eleitorais“. Para tal deve inscrever-se no site https://www.votoantecipado.mai.gov.pt entre dia 16 e 20 de janeiro. Se por algum motivo não poder ir às urnas no dia 23, poderá ainda votar no dia das eleições (30).
“Para facilitar o processo, foi aumentado o número de mesas de voto disponíveis para o voto antecipado de forma a permitir que mais Portugueses possam votar nesta modalidade.” Serão 2549.
No site, o Governo garante ainda a segurança do seu voto. “Depois da correta identificação de identidade, receberá o boletim de voto e dois envelopes, um branco e um azul. Preencha o boletim de voto, dobre em quatro, introduza-o no envelope branco e feche. Introduza então o envelope branco fechado no envelope azul e feche. Este envelope será de seguida selado com uma vinheta de segurança, altura em que receberá do Presidente da Mesa um duplicado dessa vinheta, que servirá de comprovativo do exercício do seu direito de voto”, explica o site.
- Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL