José Gusmão, cabeça de lista Bloco de Esquerda pelo Algarve nas Eleições Legislativas, defendeu esta esta terça-feira a importância de multiplicar estruturas de apoio a pessoas com deficiência, que se desenvolvam no espírito do projecto da vida independente.
O candidato do BE visitou a APEXA (Associação de Apoio à Pessoa Excepcional do Algarve) em Albufeira e discutiu com os seus responsáveis a importância dos apoios públicos a estas estruturas, desde as autarquias até à segurança social.
O trabalho da APEXA abrange hoje 8 concelhos, com estruturas em 4 deles. A IPSS presta apoio a centenas de pessoas com vários tipos de deficiências. Um dos temas em cima da mesa foi a questão do emprego de pessoas com deficiência.

Os responsáveis da APEXA sublinharam “a importância de complementar as políticas de quotas no emprego com uma formação mais adequada para os empregadores. Essa formação é imprescindível para conseguir a plena integração das pessoas com deficiência no local de trabalho”.
Outro dos assuntos em discussão foi a importância de ter uma política sistemática de inclusão das associações de pessoas com deficiência nas decisões das entidades públicas. A auscultação prévia destas organizações pode contribuir para evitar os constantes erros que continuam a ser cometidos desnecessariamente, desde a acessibilidade até às barreiras culturais e organizativas.
A delegação do Bloco de Esquerda foi composta por José Gusmão e os candidatos Sandra da Costa e João Varela.