José Apolinário é o novo presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve e esteve hoje no Centro de Ciência Viva de Faro, num encontro de jornalistas onde o POSTAL esteve presente, e onde falou da importância da regionalização, assim como dos maiores desafios do seu mandato.
A eleição da direção da CCDR deve ser vista como “um passo reformista de reforço das regiões”, defendeu José Apolinário, que reforçou que a “regionalização não é um ‘papão'”. Para o líder da CCDR, o Algarve é uma região “específica”, com “tradição regionalista”, que assume uma grande importância em Portugal e deve funcionar como um “laboratório” para a transferência de serviços.
Durante o encontro no Centro de Ciência Viva, José Apolinário frisou ainda que é importante apostar “concertação, cooperação e coordenação”, realçando também o papel das juntas de freguesia nas reuniões. “O nosso objetivo é chegar à regionalização”, afirmou.
“E é nesse sentido e nessa linha que vamos trabalhar: assumindo as competências da CCDR em matéria de coordenação política e desenvolvimento regional, assumindo o diálogo e a concertação com as autarquias, a cooperação entre as diferentes entidades que representam o Estado na região e dando passos seguros e ponderados para reforçar o papel das regiões”, vincou.
José Apolinário realçou a importância de interligar os 16 municípios, uma vez que existem algumas assimetrias entre o interior e o litoral, refere. “Neste momento o Governo está em articulação com a Comunidade Intermunicipal (AMAL) e as CCDR a preparar esse plano”. Deu-se ainda destaque a Loulé, “onde não é preciso só um plano de investimento específico, mas de acesso à internet” generalizada.
A importância da internet foi, deste modo, tema de destaque, uma vez que este é um meio para interligar todo o Algarve, principalmente os locais de interior. “Estamos aqui em Faro e […] temos sempre acesso à internet”, esquecendo que não é uma situação uniforme. “A maioria dos autarcas acredita que há um regresso ao interior […] e no contexto da pandemia as pessoas procuraram espaços no interior”.
Para José Apolinário, a eleição dos presidentes das CCDR através de colégios eleitorais regionais, confere, também, uma “maior responsabilização dos dirigentes da CCDR perante os autarcas” que participaram no processo eleitoral.
O presidente da CCDR é o ex-secretário de Estado das Pescas e foi eleito na terça-feira com 290 votos, num universo de 423 votantes, tendo sido registados 116 votos brancos e 17 nulos, segundo os resultados oficiais. Francisco Serra entrega o seu lugar a José Apolinário.
Neste mandato, as prioridades serão as medidas de apoio aos trabalhadores e empresas, assim como um plano de resiliência na região e a criação de medidas urgentes no setor da água e recursos hídricos. A nova equipa é constituída ainda por Elsa Cordeiro e José Pacheco.
SAIBA AQUI QUEM SÃO OS 483 AUTARCAS DO COLÉGIO ELEITORAL
e
OS RESULTADOS para a eleição do PRESIDENTE e do VICE-PRESIDENTE
RELACIONADO:
CCDR: José Apolinário diz que eleição deve criar condições para relançar regionalização
CCDR: Dos cinco novos presidentes, quatro foram os únicos candidatos à eleição
CCDR: José Apolinário eleito no Algarve com 290 votos
CCDR: José Apolinário eleito para a presidência no Algarve
CCDR: Primeiras eleições indiretas dos presidentes decorrem hoje
CCDR: Bloco central garante eleição de Apolinário no Algarve
Eleições para as CCDR’s: Sobre o significado do 13 de outubro
Grupo de Montenegro em jantar antes do Conselho Nacional do PSD, com a “regionalização” na ementa
Proposta pelo Governo do PS, Elsa Cordeiro do PSD vai ser vice de Apolinário na CCDR
CCDR: Colégio de 485 autarcas elege novo presidente no Algarve
Conferência online “a nova CCDR e a descentralização”
E AINDA:
CCDR: Eleições indiretas para dirigentes marcadas para 13 de outubro
CCDR: Eleição indireta é “verdadeira decisão no sentido de regionalizar” – especialista
Eleições/CCDR: José Apolinário escolhido pelo Algarve e Alentejo sem consenso
CCDR: Diploma que prevê eleições indiretas para outubro foi publicado
Regionalização: a inutilidade da coisa – A opinião de Armando Ferrão
CCDR: Presidente promulga alterações ao diploma para eleições indiretas