Skip to content
Postal do Algarve

#liberdadeparainformar
Site provisório

Postal do Algarve

Diariamente, siga online as notícias do Algarve e as mais relevantes de Portugal e do Mundo

Menu
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
    • Patrocinado
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Contactos
Menu
Foto D.R.
Política, Sociedade

Eurodeputados Marisa Matias e José Gusmão voltam a questionar a Comissão Europeia sobre a destruição das Alagoas Brancas

José Gusmão alerta para “o facto de a biodiversidade estar a diminuir a taxas alarmantes, e que a proteção da natureza é um elemento chave no Pacto Ecológico Europeu.

09:51 10 Novembro, 2022 19:49 10 Novembro, 2022 | POSTAL
  • Facebook
  • Twitter
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Telegram
  • Email
  • Linkedin
  • Pinterest

José Gusmão e Marisa Matias, eurodeputados do Bloco de Esquerda, voltam a questionar a Comissão Europeia sobre a destruição das Alagoas Brancas, no Algarve, depois de já o terem feito em setembro de 2021.

“A nova denúncia surge porque os trabalhos na zona recomeçaram recentemente a fim de construir um empreendimento comercial, contra conselho científico e vontade da população e organizações que têm organizado manifestações e apelos”, afirmam os eurodeputados em comunicado.

O cenário descrito é dramático, “animais enterrados vivos, aves que surgem feridas e doentes, além de um ecossistema destruído. Na ausência de ação por parte do governo português e executivos municipais, os eurodeputados apelam ao embargo dos trabalhos de construção e à classificação das Alagoas Brancas como zona protegida”.

As Alagoas Brancas são um berço da biodiversidade que contém mais de 300 espécies de fauna e flora e alberga 143 espécies de avifauna que ali se alimentam e descansam das grandes viagens migratórias e intercontinentais.

Fotos D.R.

A zona está incluída no projeto de Valorização de Zonas Húmidas do Algarve, onde também figuram a Lagoa dos Salgados, o Sapal de Alcantarilha (Albufeira, Silves), Trafal e Foz do Almargem (Loulé). Todas elas são extremamente ricas em vida selvagem e albergam espécies com estatutos de proteção elevados, de acordo com o Decreto-Lei n.º 49/2005.

O eurodeputado José Gusmão alerta para “o facto de a biodiversidade estar a diminuir a taxas alarmantes, e que a proteção da natureza é um elemento chave no Pacto Ecológico Europeu. As zonas em causa estão fortemente ameaçadas, tanto pela acumulação de resíduos urbanos, como pela elevada pressão imobiliária por parte da indústria do turismo”.

Ecocídio nas Alagoas Brancas

“Há um ano alertámos para o facto das Alagoas Brancas estarem em risco, quando deviam ter estatuto de zona húmida de interesse, não ficando capturadas por interesses imobiliários. Com ausência de ação, esta zona está agora a ser destruída para dar lugar a um empreendimento comercial, contra conselho científico e vontade da população e organizações que se insurgem”, recordam José Gusmão e Marisa Matias.

As Alagoas Brancas são “um berço da biodiversidade que contém mais de 300 espécies de fauna e flora e alberga 143 espécies de avifauna que ali se alimentam e descansam das viagens migratórias. O cenário descrito é dramático, animais enterrados vivos, aves que surgem feridas e doentes, além de um ecossistema destruído. As zonas húmidas são ecossistemas-chave para a preservação da diversidade biológica, regulação climática e do ciclo hidrológico”.

“A Estratégia de Biodiversidade para 2030 identifica a necessidade de aumentar a cobertura das áreas protegidas na UE para 30% das áreas terrestres e marítimas da UE, protegendo-as adequadamente. Tendo isto em conta, e sendo que Governo português e executivos municipais continuam a ignorar esta situação, a Comissão Europeia considera atuar desta vez para embargar os trabalhos que ali decorrem e classificar esta zona antes que a sua destruição seja irreversível?”, concluem os eurodeputados.

Tribunal aceita providência cautelar e suspende construção nas Alagoas Brancas [fotogaleria]
Mais de meia centena manifestaram-se contra a destruição das Alagoas Brancas [vídeo]
PAN avança com queixa no MP para travar projeto Alagoas Brancas no Algarve
Alagoas Brancas: cerca de cem pessoas protestou contra projeto imobiliário em Lagoa [vídeo e fotos]
Marcha protesto contra “iminente” destruição da Alagoas Brancas marcada para sábado
Destruição da zona húmida da Alagoas Brancas está “iminente”, alerta a SPEA

Últimas

  • Poste da EDP esmaga Tesla. Condutor desabafa: “casamento vai-se manter porque o carro nos salvou”
    Poste da EDP esmaga Tesla. Condutor desabafa: “casamento vai-se manter porque o carro nos salvou”
  • Casal de Tavira anda a viajar pelo mundo com os filhos de 5 e 10 anos [fotos]
    Casal de Tavira anda a viajar pelo mundo com os filhos de 5 e 10 anos [fotos]
  • Treinador halterofilista diz ser mulher para participar em competição feminina e bate recorde
    Treinador halterofilista diz ser mulher para participar em competição feminina e bate recorde
  • Homem suicida-se após conversar com ‘chatbot’ de inteligência artificial
    Homem suicida-se após conversar com ‘chatbot’ de inteligência artificial
  • Farense celebra hoje 113 anos em ano do 100.º aniversário do Estádio de São Luís [vídeo]
    Farense celebra hoje 113 anos em ano do 100.º aniversário do Estádio de São Luís [vídeo]

Opinião

  • Mundo Louco. Grandes acontecimentos recentes que marcaram o mundo | Por Ludgero Faleiro
    Mundo Louco. Grandes acontecimentos recentes que marcaram o mundo | Por Ludgero Faleiro
  • Desafios e soluções na habitação dos estudantes universitários no Algarve | Por Mariana Marques
    Desafios e soluções na habitação dos estudantes universitários no Algarve | Por Mariana Marques
  • Tempo é cérebro, seja mais rápido que um AVC | Por Tiago Gregório
    Tempo é cérebro, seja mais rápido que um AVC | Por Tiago Gregório

Europe Direct Algarve

  • Hoje a Comissão Europeia lança a primeira edição do Dia dos Autores Europeus
    Hoje a Comissão Europeia lança a primeira edição do Dia dos Autores Europeus
  • Comissão Europeia alerta para verão ainda mais seco nos países do Mediterrâneo
    Comissão Europeia alerta para verão ainda mais seco nos países do Mediterrâneo
  • União Europeia 2030, os termos da sua autonomia estratégica | Por António Covas
    União Europeia 2030, os termos da sua autonomia estratégica | Por António Covas
Há um novo POSTAL do ALGARVE nas bancas com o Expresso 🌍
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
©2023 Postal do Algarve