Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

Mais de meia centena manifestaram-se contra a destruição das Alagoas Brancas [vídeo]

“A sociedade civil precisa tomar conhecimento que espécies protegidas estão a ser enterradas vivas e que a lagoa de água doce está a ser totalmente drenada e terraplanada neste preciso momento”, afirma o movimento de cidadãos em defesa das Alagoas Brancas

11:13 8 Novembro, 2022 12:08 8 Novembro, 2022
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Mais de meia centena de cidadãos manifestaram esta segunda-feira, em Lagoa, a sua indignação contra a destruição da zona húmida de água doce das Alagoas Brancas.

Os cidadãos, de sua grande maioria apartidários, marcharam desde o local onde os animais estão a ser enterrados vivos e a lagoa de água doce está a ser terraplanada e drenada e dirigiram-se até à Câmara Municipal de Lagoa onde levaram a cargo um protesto.

Fotos D.R.

“As Alagoas Brancas são um importantíssimo ecossistema, uma zona húmida de água doce, sumidouro de carbono que presta serviços em toda a cadeia do ecossistema e que é a última com estas características existente na região do Algarve. As Alagoas Brancas são uma área de mitigação das alterações climáticas que desempenha um papel fundamental de filtração das águas e de regulação hídrica e climática”, começa por dizer em comunicado o movimento de cidadãos em defesa das Alagoas Brancas.

As Alagoas Brancas são “um berço da biodiversidade que contém mais de 300 espécies de fauna e flora e alberga 143 espécies de avifauna que ali se  alimentam e descansam  das grandes viagens migratórias e intercontinentais”.

“Apesar dos relatórios conhecidos e recentes – como o estudo realizado em 2019 pela Associação Almargem – terem indicado as Alagoas Brancas como uma das mais importantes novas áreas a classifica a qual urge conservar e proteger, e apesar da luta dos cidadãos que incluiu a introdução e defesa de uma providência cautelar no Tribunal Administrativo de Loulé, as Alagoas Brancas, por falta de vontade e estratégia de várias entidades mas sobretudo da Câmara Municipal de Lagoa, permaneceram até aos dias de hoje desprotegidas e neste preciso momento estão a ser destruídas”, aponta o movimento.

A sociedade civil precisa tomar conhecimento que “espécies protegidas estão a ser enterradas vivas e que a lagoa de água doce está a ser totalmente drenada e terraplanada neste preciso momento, a sociedade civil precisa saber que enquanto decorre a COP 27, neste momento, um importante e único sumidouro de carbono está a ser arrasado e que toda a biodiversidade está a ser comprometida pela destruição deste reduto Habitat”.

“A Câmara de Lagoa é grande responsável pela não qualificação e proteção da zona húmida das Alagoas Brancas, por ter ignorado estudos científicos e por não ter usado de forma profícua os instrumentos de ordenamento que estavam ao seu alcance, mesmo quando cidadãos de todo o mundo participaram a sua preocupação fundamentada sobre tão valiosa e estratégica área natural, inclusive durante a mais recente consulta pública de revisão do Plano Director Municipal”, lamenta o movimento de cidadãos em defesa das Alagoas Brancas .

A Câmara de Lagoa “poderia ter arranjado outra estratégia para alocar a empresa e o empreendimento em questão num local diferente daquele que compõe as Alagoas Brancas. Mas não o fez, e ainda atribuiu mais um ano de licença para que a empresa pudesse  exercer as obras, o que veio a acontecer no último dia de licenciamento, a 12 de Outubro de 2022”.

“A culpa não morreu solteira. A Câmara deve ser questionada pelas suas responsabilidades. Mas, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, bem como a Agência Portuguesa do Ambiente e outras entidades competentes também devem ser questionadas e interpeladas a actuar sobre as suas responsabilidades e com carácter de urgência”, pode ler-se no documento enviado às redações.

“Vivemos tempos de crise climática e ecológica, de perda galopante da biodiversidade, vivemos numa região de seca estrutural. Por todo o Mundo se sofrem os impactos das mudanças climáticas e da perda dos serviços dos ecossistemas. Há directivas, há metas e programas de financiamento internacional a ser debatidos e negociados neste preciso momento na COP27 no Egipto. Os cidadãos e a sociedade civil não suportam mais “lavagem verde” sobre as questões da biodiversidade, do clima e dos ecossistemas. O nosso futuro global está em jogo aqui e agora. É nesta conjuntura e para que se salve mais de 300 espécies de fauna e flora que vimos pedir que se trave agora este ecocídio”, apela o movimento.

Durante o dia 7 de novembro de 2022 deu entrada uma providência cautelar pelo partido PAN com dispensa de pronúncia prévia, ou seja, com o objectivo de que a providência tenha efeitos suspensivos imediatos.

Ativistas ambientais tentam parar destruição das Alagoas Brancas, em Lagoa
PAN avança com queixa no MP para travar projeto Alagoas Brancas no Algarve
Alagoas Brancas: cerca de cem pessoas protestou contra projeto imobiliário em Lagoa [vídeo e fotos]
Marcha protesto contra “iminente” destruição da Alagoas Brancas marcada para sábado
Destruição da zona húmida da Alagoas Brancas está “iminente”, alerta a SPEA

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Algarve Cultura Gastronomia

Guia celebra São Martinho com castanhas, vinhos locais e música no Mercado

14:28 4 Novembro, 2026 14:28 4 Novembro, 2026

Mercado da Guia recebe a festa de São Martinho a 11 de novembro, com castanhas assadas, vinhos de produtores locais e música ao vivo. Entrada livre

Algarve Desporto

Ricardo Teodósio vence Rali de Albufeira perante mais de três mil espectadores

12:59 4 Novembro, 2026 12:59 4 Novembro, 2026

Mais de três mil pessoas acompanharam o Rali de Albufeira, onde Ricardo Teodósio e José Teixeira conquistaram a vitória na classificação geral

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Clientes do Banco CTT ficam sem dinheiro após contas serem pirateadas: há dezenas de queixas e PJ está a investigar

17:30 4 Novembro, 2026 15:12 4 Novembro, 2026

Dezenas de clientes do Banco CTT denunciam transferências não autorizadas das suas contas bancárias. Uma das vítimas perdeu 1.200 euros e exige a devolução do dinheiro

Algarve Cultura

Albufeira homenageia cinco escritoras algarvias no aniversário de Diamantina Negrão

16:30 4 Novembro, 2026 16:34 4 Novembro, 2026

Documentário, poesia e música dão voz a cinco escritoras algarvias numa homenagem a Diamantina Negrão, a 7 de novembro, em Albufeira

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva já tem data marcada para regressar a Portugal: depressão atlântica deverá afetar sobretudo Norte e Centro

06:00 4 Novembro, 2026 12:15 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva a partir de 6 de novembro. Norte e Centro surgem como as regiões mais expostas à mudança do tempo

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Auto

Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião

21:20 4 Novembro, 2026 15:28 4 Novembro, 2026

Um agente da polícia explica que um simples movimento do volante pode ajudar a reduzir as consequências de uma colisão quando está parado atrás de um camião

Ciência Europe Direct Algarve

Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras

19:25 4 Novembro, 2026 19:27 4 Novembro, 2026

Iniciativa de ciência reuniu mais de 800 pessoas e 38 entidades parceiras em Faro, com experiências, oficinas, planetário e atividades interativas

Almoço na Mina de Loulé. Crédito: NERA
Algarve Gastronomia Nacional

Almoçar a 230 metros de profundidade: Mina de Loulé abre nova experiência ao público já este mês

10:00 4 Novembro, 2026 11:25 4 Novembro, 2026

Mina de Loulé prepara almoços subterrâneos com sabores algarvios e visita cultural. A primeira sessão pública está marcada para 12 de novembro

Opinião

O rosto pode estar coberto. A responsabilidade, nunca | Por Luís Ganhão

07:30 2 Novembro, 2026 06:32 2 Novembro, 2026

"A polícia tem o direito e o dever de intervir quando necessário. O cidadão tem o direito de manifestar pacificamente, de ser protegido contra a violência e de obter justiça quando é vítima de uma agressão ilícita".

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Nacional

IRS desce nos primeiros seis escalões: novas taxas publicadas com efeitos desde janeiro

15:30 4 Novembro, 2026 14:45 4 Novembro, 2026

Redução do IRS de 2026 já foi publicada. Conheça as novas taxas e o corte temporário na retenção dos salários e pensões de novembro

Frio. Crédito: DR
Tempo

Frio em Portugal: duas cidades podem aproximar-se dos 0 ºC na madrugada mais fria da semana

10:02 3 Novembro, 2026 09:57 3 Novembro, 2026

O interior Norte e Centro deverá sentir mais frio na quarta-feira. Duas cidades podem registar temperaturas próximas dos 0 ºC

Mundo

Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa

20:10 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um homem de 86 anos e o seu cão passaram mais de dois meses desaparecidos no oceano Pacífico

Europa Tech

Ciberataque atinge banco nacional de sangue em França e altera temperatura de câmaras frigoríficas de -30 ºC para 110 ºC

18:40 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um ataque informático afetou três instalações do banco nacional de sangue francês, alterando os sistemas de controlo de temperatura das câmaras frigoríficas

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Algarve, Cultura, Gastronomia

Guia celebra São Martinho com castanhas, vinhos locais e música no Mercado

14:28 4 Novembro, 2026 14:28 4 Novembro, 2026

Mercado da Guia recebe a festa de São Martinho a 11 de novembro, com castanhas assadas, vinhos de produtores locais e música ao vivo. Entrada livre

Algarve, Desporto

Ricardo Teodósio vence Rali de Albufeira perante mais de três mil espectadores

12:59 4 Novembro, 2026 12:59 4 Novembro, 2026

Mais de três mil pessoas acompanharam o Rali de Albufeira, onde Ricardo Teodósio e José Teixeira conquistaram a vitória na classificação geral

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Clientes do Banco CTT ficam sem dinheiro após contas serem pirateadas: há dezenas de queixas e PJ está a investigar

17:30 4 Novembro, 2026 15:12 4 Novembro, 2026

Dezenas de clientes do Banco CTT denunciam transferências não autorizadas das suas contas bancárias. Uma das vítimas perdeu 1.200 euros e exige a devolução do dinheiro

Algarve, Cultura

Albufeira homenageia cinco escritoras algarvias no aniversário de Diamantina Negrão

16:30 4 Novembro, 2026 16:34 4 Novembro, 2026

Documentário, poesia e música dão voz a cinco escritoras algarvias numa homenagem a Diamantina Negrão, a 7 de novembro, em Albufeira

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva já tem data marcada para regressar a Portugal: depressão atlântica deverá afetar sobretudo Norte e Centro

06:00 4 Novembro, 2026 12:15 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva a partir de 6 de novembro. Norte e Centro surgem como as regiões mais expostas à mudança do tempo

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Auto

Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião

21:20 4 Novembro, 2026 15:28 4 Novembro, 2026

Um agente da polícia explica que um simples movimento do volante pode ajudar a reduzir as consequências de uma colisão quando está parado atrás de um camião

Ciência, Europe Direct Algarve

Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras

19:25 4 Novembro, 2026 19:27 4 Novembro, 2026

Iniciativa de ciência reuniu mais de 800 pessoas e 38 entidades parceiras em Faro, com experiências, oficinas, planetário e atividades interativas

Almoço na Mina de Loulé. Crédito: NERA
Algarve, Gastronomia, Nacional

Almoçar a 230 metros de profundidade: Mina de Loulé abre nova experiência ao público já este mês

10:00 4 Novembro, 2026 11:25 4 Novembro, 2026

Mina de Loulé prepara almoços subterrâneos com sabores algarvios e visita cultural. A primeira sessão pública está marcada para 12 de novembro

Opinião

O rosto pode estar coberto. A responsabilidade, nunca | Por Luís Ganhão

07:30 2 Novembro, 2026 06:32 2 Novembro, 2026

"A polícia tem o direito e o dever de intervir quando necessário. O cidadão tem o direito de manifestar pacificamente, de ser protegido contra a violência e de obter justiça quando é vítima de uma agressão ilícita".

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Nacional

IRS desce nos primeiros seis escalões: novas taxas publicadas com efeitos desde janeiro

15:30 4 Novembro, 2026 14:45 4 Novembro, 2026

Redução do IRS de 2026 já foi publicada. Conheça as novas taxas e o corte temporário na retenção dos salários e pensões de novembro

Frio. Crédito: DR
Tempo

Frio em Portugal: duas cidades podem aproximar-se dos 0 ºC na madrugada mais fria da semana

10:02 3 Novembro, 2026 09:57 3 Novembro, 2026

O interior Norte e Centro deverá sentir mais frio na quarta-feira. Duas cidades podem registar temperaturas próximas dos 0 ºC

Mundo

Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa

20:10 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um homem de 86 anos e o seu cão passaram mais de dois meses desaparecidos no oceano Pacífico

Europa, Tech

Ciberataque atinge banco nacional de sangue em França e altera temperatura de câmaras frigoríficas de -30 ºC para 110 ºC

18:40 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um ataque informático afetou três instalações do banco nacional de sangue francês, alterando os sistemas de controlo de temperatura das câmaras frigoríficas

Últimas Notícias

  • Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião
    Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião
  • Paga com cartão Multibanco ou Visa? O terminal pode escolher por si, mas o Banco de Portugal diz que a última palavra pode ser sua
    Paga com cartão Multibanco ou Visa? O terminal pode escolher por si, mas o Banco de Portugal diz que a última palavra pode ser sua
  • Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa
    Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa
  • Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
    Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
  • Quelfes bate recorde de participação no Outubro Sénior com cerca de 400 pessoas
    Quelfes bate recorde de participação no Outubro Sénior com cerca de 400 pessoas

Opinião

  • Casas vagas: quantas estão realmente disponíveis para habitação?
    Casas vagas: quantas estão realmente disponíveis para habitação?
  • Mobilidade acessível no Algarve, uma Utopia? | Por Bruno Castelão Santos
    Mobilidade acessível no Algarve, uma Utopia? | Por Bruno Castelão Santos
  • O Olhar de um Coach: Atendimento de excelência | Por Helder Gonçalves
    O Olhar de um Coach: Atendimento de excelência | Por Helder Gonçalves

Europe Direct Algarve

  • Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
    Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
  • Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos
    Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal