Há cerca de três anos, o vice-presidente da Infra-estruturas de Portugal (IP), Carlos Fernandes, dizia no Algarve que o Governo tinha mandatado a empresa estudar a ligação ferroviária ao Aeroporto de Faro. Mas não houve quaisquer avanços. Agora, com a liberalização do transporte ferroviário de passageiros, que entrou em vigor a 1 de janeiro de 2019, mas que só irá acontecer na prática em 2021, os jornais Público e Expresso noticiaram o atual ponto de situação, especialmente para o Algarve.
Por um lado, temos o grupo Barraqueiro, que entregou esta segunda-feira um pedido de licença de operador ferroviário ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes, o qual admite comprar 10 comboios para arrancar com a exploração comercial da ligação Braga-Faro, mas que diz serem necessárias obras, nomeadamente na Linha do Sul, na zona da serra algarvia. Por outro lado, soube-se recentemente que a IP estima que sejam necessários 253 milhões de euros para reduzir em meia hora o tempo da ligação de comboio Lisboa-Faro e que passa por construir um túnel de dois quilómetros na serra algarvia. Mas em cima da mesa estão mais duas outras hipóteses para melhorar a Linha do Sul: reduzir em 20 minutos a viagem pode custar 160 milhões de euros e reduzir em 10 minutos pode chegar aos 75 milhões.
Urge acabar com este fatídico desterro que marginaliza o progresso da região do Algarve
Há ainda um outro cenário – o mais caro – cujo custo poderá chegar aos 500 milhões de euros: construir uma nova linha entre Funcheira e Loulé, em que os passageiros poderiam ganhar entre 35 a 40 minutos.
Infelizmente, se o debate político sobre a rede ferrovia portuguesa tem sido pobre, o da ferrovia algarvia tem estado entregue ao ostracismo. Urge acabar com este fatídico desterro que marginaliza o progresso da região do Algarve. O país não sobrevive sem a riqueza produzida no Algarve, mas os algarvios não podem continuar serenos e pacíficos face às vontades alheias. Exigir não é apenas um direito – é um dever! E debater mobilidade no Algarve sem priorizar o transporte ferroviário é condenar a nossa região a uma morte lenta.
Urge melhorar e dignificar a linha ferroviária e os comboios que servem o Algarve, urge ligar o Aeroporto de Faro à rede ferroviária e urge ligar Faro-Huelva-Sevilha com linha de alta velocidade.
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