O rececionista de hotel Nelson Trindade foi nomeado como cabeça de lista à Câmara de Albufeira pela Coligação Democrática Unitária (CDU), anunciou hoje a formação política constituída pelo Partido Comunista Português (PCP) e pelo Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV).
Com 46 anos, Nelson Capela Trindade vai liderar a candidatura da CDU com o objetivo de “reforçar a sua intervenção em defesa dos interesses das populações” e de “criar melhores condições” para quem vive e trabalha naquele município do distrito de Faro.
A CDU considerou que o concelho, “gerido há décadas pelo PSD”, mostra “profundas desigualdades e fragilidades sociais” devido a uma “política de favorecimento dos grandes interesses e dos grandes negócios da especulação imobiliária”.
O município de Albufeira, que concentra metade da oferta hoteleira no Algarve, é governado há 20 anos pelo PSD e, atualmente, por José Carlos Rolo, que assumiu o cargo após a morte do seu antecessor e vai agora pela primeira vez a votos.
“Albufeira necessita de uma política alternativa que valorize os serviços públicos, os trabalhadores e os micro e pequenos empresários. Uma política que promova a igualdade de oportunidades em todas as suas freguesias sem discriminações, promovendo e protegendo os seus produtos e territórios”, propõe a coligação de partidos da esquerda parlamentar.
A CDU defendeu, ainda, a necessidade de “criar melhores condições de acesso à habitação, à saúde, à educação, à cultura e ao desporto” naquele que é um dos concelhos mais turísticos do Algarve, a par de Portimão.
Natural de Aljustrel, no distrito de Beja, Nelson Trindade reside em Albufeira há cerca de 30 anos e tem um passado ligado ao desporto, primeiro, como praticante de atletismo e depois como juiz de Atletismo, mas a sua atividade profissional está ligada ao turismo, exercendo na atualidade as funções de rececionista numa unidade do concelho.
Tem também participação nos movimentos associativo e sindical, como vice-presidente do Clube Desportivo Areias de São João e dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Hoteleira Turismo, Restaurantes e Similares do Algarve, respetivamente.
A CDU anunciou também que Maria Manuela Jorge, de 59 anos, residente em Albufeira e com formação académica em Engenharia Mecânica, com especialidade em Aeronáutica, será a primeira candidata da CDU à Assembleia Municipal.
Nelson Trindade tem já como rivais conhecidos nas próximas eleições autárquicas, a realizar entre setembro e outubro, José Carlos Rolo, candidato do PSD e atual presidente da Câmara, e Desidério Silva, ex-presidente do município e ex-presidente do Turismo do Algarve, que concorre por uma lista independente.
Em 2012, o atual presidente assumiu pela primeira vez o cargo durante cerca de um ano, na sequência da renúncia ao cargo de Desidério Silva para se candidatar à presidência do Turismo do Algarve, mas manteve a segunda posição na lista do PSD para as autárquicas de 2013, ano em que foi eleito para a presidência Carlos Silva e Sousa.
Depois de renovados os mandatos em 2017, José Carlos Rolo – que agora vai a votos como cabeça-de-lista pela primeira vez -, voltou a substituir Carlos Silva e Sousa no cargo, após a sua morte inesperada, em 2018, assumindo agora o desafio de manter para o PSD uma Câmara que os social-democratas governam desde 2001.
Nesse ano, os social-democratas arrebataram a gestão daquele município do distrito de Faro ao PS, conquistando uma maioria absoluta que conservam desde então e que lhes garante, na atualidade, quatro dos sete eleitos, contra três do PS.