A professora Luísa Barros é a candidata da CDU à Câmara de Alcoutim, no distrito de Faro, nas eleições autárquicas do próximo outono, anunciou hoje o PCP.
Em comunicado, o PCP, que com o PEV forma a Coligação Democrática Unitária (CDU), adianta que a candidata, de 70 anos e natural de Monte dos Tacões, em Alcoutim, é licenciada em Física, tendo sido diretora da Escola Secundária Emídio Navarro, em Almada, durante mais de 15 anos.
O concelho de Alcoutim, no interior algarvio, um dos mais desertificados e envelhecidos do país, é governado há oito anos pelo PS, depois de um ciclo de 20 anos sob a liderança dos sociais-democratas.
Para a CDU, “é preciso fazer ouvir a voz dos trabalhadores e das populações num concelho marcado pela desertificação, pela falta de investimento público, pela ausência de diversificação da atividade económica, pela não valorização dos trabalhadores da autarquia e dos serviços públicos”.
Luísa Barros foi primeira secretária da Assembleia Municipal de Almada, tendo ainda sido membro da Associação Semear para Unir e, atualmente, membro da Associação Sociocultural e de Desenvolvimento dos Tacões.
Para a candidata comunista, esta candidatura às próximas eleições autárquicas é “uma forma de estar mais próxima da terra” onde nasceu e onde, depois da reforma, tem “passado cada vez mais tempo”.
Para a Assembleia Municipal, a CDU apresenta como cabeça-de-lista José António Teixeira, de 62 anos, natural de Laborato, na freguesia de Martim Longo, em Alcoutim.
É técnico de manutenção e segurança, membro da Direcção da Organização Regional do Algarve do PCP, tendo sido por diversas vezes candidato pela CDU às eleições autárquicas no concelho de Alcoutim.
Foi eleito em vários mandatos como membro da Assembleia de Freguesia de Martim Longo, fazendo parte do executivo dessa freguesia como secretário entre 1990 e 1994.
Foi ainda presidente da Direção do Centro Recreativo e Cultural do Laborato e participou de forma ativa em associações de caçadores de âmbito local e regional.
Depois de o PSD ter liderado aquela autarquia do distrito de Faro durante 20 anos, o lugar foi ocupado por Osvaldo Gonçalves (PS) em 2013, após a saída de Francisco Amaral, por limitação de mandatos, e que acabou nesse ano por ser eleito no concelho vizinho de Castro Marim.
Em 2017, Osvaldo Gonçalves repetiu a vitória e vai este ano recandidatar-se ao seu terceiro e último mandato.
O PS detém maioria absoluta na Câmara Municipal de Alcoutim, tendo conseguido obter nas eleições autárquicas de 2017 quatro dos cinco mandatos em disputa, um dos quais atribuído à coligação PSD/CDS-PP/MPT/PPM.
A data das eleições autárquicas ainda não foi marcada, mas por lei, têm de realizar-se em setembro ou outubro.