O ex-vice presidente da câmara de Portimão pelo PS, Luís Carito, vai apresentar-se como candidato independente em lista própria à chefia do executivo daquela autarquia, anunciou o próprio esta quarta feira ao POSTAL do Algarve.
Segundo Luís Carito, a sua lista, que concorre apenas à Câmara Municipal de Portimão, “é apoiada pelo PSD, CDS e Iniciativa Liberal, além de militantes do partido socialista e outros partidos que decidam juntar-se a nós”.
O ex-deputado do PS – que só tomou a decisão de avançar com a sua candidatura a meio da tarde de hoje – adiantou que “não negociou lugares ou compromissos” com nenhuma das forças políticas apoiantes ou que venham declarar o seu apoio à sua lista.
Admitiu, no entanto, entendimentos posteriores tendo em conta os resultados e a co-relação de forças saídos do processo eleitoral de outubro.
“A revisão da lei eleitoral paras as autarquias dificulta a formação de listas de cidadãos independentes sem apoio partidário, a todos órgãos autárquicos”, esclareceu Luís Carito justificando assim por que só concorre aos lugares do executivo municipal.
“Perante este contexto, os partidos apoiantes da minha lista à câmara municipal podem apresentar listas próprias quer para assembleia municipal, quer para as assembleias de freguesia”, disse.
Luís Carito, médico, 65 anos, foi presidente da Assembleia Municipal de Portimão, pelo partido socialista e deputado, bem como diretor regional da Segurança Social.
O agora candidato independente foi arguido num processo judicial acusado pelos crimes de branqueamento de capitais, burla qualificada e participação económica em negócios, acabando por ser absolvido de todos os casos.