Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Política

A incrível vitória de Rio contra caciques e notáveis (e as curiosidades no Algarve)

É a primeira vez que um candidato ganha contra a lógica do aparelho. Rio vai a legislativas para morder as canelas a Costa e quer ganhar. Para o PS centrista, para o CDS e o Chega, este era o melhor cenário

13:38 28 Novembro, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
A noite de sábado destapou dois partidos: o dos dirigentes que apostaram e Rangel – e perderam -, e o dos militantes (e dos outros dirigentes) que votaram no líder

Passaram 20 anos. Em dezembro de 2001, Rui Rio teve uma vitória impossível para a Câmara o Porto contra um candidato imbatível do PS. Agora, em novembro de 2021, venceu a terceira eleição direta no partido, contra o candidato preferido dos dirigentes, do aparelho, dos notáveis, que tinha a melhor imprensa e o favor dos comentadores. Talvez tenha sido o mais difícil e suado sucesso da sua carreira. Desta vez, bateu a matemática “infalível” do Excel com as contas dos caciques partidários: Rui Rio ganhou as diretas do PSD por 52% contra 47% de Paulo Rangel, com uma vantagem de 1,7 mil votos, metade da que teve contra Luís Montenegro, em 2019. Mas com mais três mil votos absolutos do que há dois anos.

Agora que está relegitimado para ir às legislativas – Paulo Rangel fez questão de o referir -, passará a ser o líder da oposição que aguentou mais tempo o desgaste do lugar mais ingrato da política portuguesa. O recorde no PSD já é seu. Nem de propósito, a música que se ouvia nos altifalantes antes de Rio aparecer na sala do Sheraton do Porto para falar era “I’m Still Standing”, de Elton John. Sempre em pé.

Com estas diretas, a realidade do PSD mudou. É a primeira vez, no partido, que um candidato ganha contra o apoio da maioria dos chefes do aparelho. Rui Rio começou o discurso de vitória a dizer que “os dirigentes do partido, das distritais e das concelhias têm de se ligar mais aos militantes”. Este resultado evidencia um divórcio entre as bases do partido e a estrutura da pirâmide. O voto interno parece mais desligado da trela dos caciques, embora ainda seja cedo para se perceber como funcionaram todos os fenómenos locais e que tipo de ação tiveram os homens de Rio nas estruturas, com a aposta em segundas linhas. “Não prometi nada a ninguém”, garantiu no discurso de vitória. Mas já começa a haver efeitos práticos deste deslaçamento.

Com a vitória ainda quente, Salvador Malheiro, diretor de campanha e vice de Rio, pôs algumas cartas na mesa: “Há muita gente que agora não vai estar disponível para fazer parte dessas listas [às legislativas], pelo menos desde que tenham um pouco de decoro.” O divórcio será, portanto, consumado. O próprio Rio voltou a repetir que “esses apoios [de Rangel] tinham mais a ver com interesses pessoais”, que supostamente não irá satisfazer: “Fazer listas com nomes e pessoas é muito difícil”, admitiu. E nas próximas terá, em teoria, menos por onde escolher.

O líder também partirá para o congresso de dezembro numa posição inédita: com muitos dos delegados eleitos (que representam as estruturas) do outro lado da barricada. O facto de haver listas em perspetiva pode atenuar a crispação, mas este será um congresso de entronização particular. Os congressistas querem mesmo entronizar este líder? Rio quer passar já à próxima fase.

A MELHOR ESCOLHA PARA COSTA, CDS E CHEGA

“Ponto final parágrafo”, disse Rio, a celebrar a vitória, rodeado de dirigentes e militantes do núcleo duro, numa sala pequena e à pinha, onde os militantes gritavam se não gostavam das perguntas dos jornalistas. O líder do PSD passa a partir de hoje para outra luta: “Vamos ganhar as legislativas”. Tendo em conta entrevistas de dirigentes do PS tão relevantes como Augusto Santos Silva, a reeleição de Rio coloca mais “maçanetas” na porta de António Costa. Se não tiver maioria nem esquerda, o líder do PS pode esperar que o PSD lhe dê a mão. Rui Rio chegou a anunciar que lhe garantia dois anos de governação, mas numa noite de afirmação não era o momento de aparecer com ela estendida: “Já disse largas dezenas de vezes, tudo o que disse na campanha interna está válido”, respondeu. “Vou a eleições democráticas, vou a eleições para ganhar, quero respeitar o resultado. Quer ganhe quer perca, quero que os restantes partidos o respeitem, e estar disponível para garantir a governabilidade do país.” Costa devia estar a ouvir. Rio está em crescendo nas sondagens.

Se esta pode ser uma boa notícia para a ala mais centrista do PS – que não se importa com entendimentos com o PSD -, também é para o CDS e para Francisco Rodrigues dos Santos. Com a possibilidade de uma coligação pré-eleitoral ainda em aberto, o líder popular pode ver aqui a tábua de salvação, para ganhar tempo e não partir tão depressa para um resultado teoricamente desastroso. Mais à direita, em congresso este fim-de-semana, o Chega já tinha afinado o discurso para Rui Rio, de modo a anular o efeito do voto útil: “O voto no PSD é um voto no PS”, será o mantra de André Ventura. E o presidente do partido já tinha dito que Costa&Rio eram tão românticos como ele e a mulher.

Rui Rio apostou tudo no chamado voto livre, intensificou a campanha nos call centers e através de SMS nos últimos dias, lançou dois vídeos – um deles como presente de Natal a uma criança que quer um Portugal melhor – e nunca engrenou com Rangel em debates. Não se colocou ao nível do eurodeputado: assumiu o fato de candidato a primeiro-ministro e não a líder do partido e a estratégia resultou. Os portugueses repetiram em quatro sondagens que viam Rio como primeiro-ministro, mais do que Rangel.

O divórcio no PSD poderá também vir a ter consequências na lista para os deputados do Algarve?

Curiosidades na (re)eleição de Rui Rio no Algarve

A vitória de Rui Rio no Algarve foi também uma estrondosa derrota para o líder distrital do PSD, Cristóvão Norte, eleito há poucas semanas e que, além de ter sido o mandatário de Paulo Rangel, conduziu uma campanha em favor deste bastante agressiva.

O resultado em Loulé foi determinante para a vitória de Rui Rio, compensando largamente o resultado obtido por Rangel na concelhia de Faro.

Outro aspecto curioso registou-se em Olhão, onde Rio, que foi apoiado pelo recente ex-candidato à autarquia olhanense, Álvaro Viegas, perdeu expressivamente.

De resto Álvaro Viegas, não conseguiu ser eleito como delegado ao Congresso, não conseguindo nenhum dos três lugares em disputa para representar a concelhia de Olhão.

Depois de ter obtido o pior resultado autárquico da história do PSD em Olhão, Viegas falhou à recente eleição para a Comissão Política Concelhia, não conseguindo sequer apoios para apresentar uma lista.

AS ESTRUTURAS NÃO VALERAM A RANGEL

Um dos dados que permite perceber como o partido mudou é o valor da abstenção: em janeiro de 2018, quando Rio venceu Santana Lopes, dos 70,6 mil eleitores com quotas pagas, abstiveram-se 40%. Agora, dos 38,5 mil inscritos abstiveram-se apenas 20%. Isto significa que se reduziu substancialmente o pagamento de quotas em massa a inscritos artificialmente que jamais iriam votar. E, assim, em teoria, aumentou-se o peso do voto livre, sem a dependência dos dirigentes locais. Rio foi o beneficiado.

Menos óbvio foi o comportamento de muitas estruturas que apoiavam Paulo Rangel. O distrito de Braga é um case study: em Famalicão, a terceira maior concelhia, onde o padrão são votações muito elevadas no candidato apoiado pelo dirigente de turno, Rangel ganhou por apenas 16 votos num universo de 956 votantes: em 2019, Montenegro tinha ganho aqui por mais do dobro a Rio, o que leva a pensar porque razão passaram em dois anos a gostar do líder do partido. Até Vila Verde, onde tinha o apoio do seu colega eurodeputado José Manuel Fernandes e da mulher que é presidente da câmara, Rio consegui quase 40% dos votos. Com a força do líder na segunda maior concelhia do país, Barcelos (onde ganhou 60%-40%) e o empate inesperado em Braga (concelho), a distrital caiu para o presidente do partido.

No Porto, os rangelistas esperavam um bom resultado do adversário, mas não pensavam perder, muito menos por tanto, e a proporção foi mais uma vez de 60%-40% a favor do ex-presidente da câmara. Decisiva seria Gaia, a quinta maior concelhia do país, que os homens de Rangel tinham como adquirido, mas onde Rio ganhou com 53%. No Porto (cidade), Rio também bateu Rangel por 60%, mais um resultado surpreendente para as hostes rangelistas. Todas somadas, estes derrotas em estruturas que o challenger tinha como certas, não conseguiram ser compensados por Lisboa, onde o eurodeputado teve 60%, e uma vantagem insuficiente de 820 votos. Com a vitória na Madeira – Rangel não contava com isso -, e a goleada 62%-37% no distrito de Aveiro, a vitória estava consumada. O resultado nas legislativas definirá o resto da vida de Rui Rio.

– Notícia do Expresso, jornal parceiro do POSTAL

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Irmãs gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: pai pensava que iam só ao Porto ter com amigos

10:45 29 Junho, 2026 11:43 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Desde 24 de junho que duas irmãs gémeas portuguesas estão desaparecidas e a família descobriu que, afinal, tinham viajado para o Dubai

Algarve

Homem fica em prisão preventiva por violência doméstica em Olhão

17:11 29 Junho, 2026 17:15 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Agressor de 32 anos foi detido pela GNR em Olhão e ficou em prisão preventiva após primeiro interrogatório judicial

Corredor de hospital.
Algarve Economia

Loulé e Faro contra o Estado? Municípios algarvios em desacordo com a responsabilidade dos custos do futuro Hospital Central do Algarve

16:27 29 Junho, 2026 15:24 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Municípios de Loulé e Faro contestam a intenção do Estado de lhes atribuir os custos dos acessos ao futuro Hospital Central do Algarve

Praia Verde, Algarve.
Algarve

Polícia Marítima chamada à Praia Verde no Algarve para ‘travar’ banhistas com chapéus-de-sol em frente às áreas concessionadas

13:02 29 Junho, 2026 12:50 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

No domingo, a Polícia Marítima foi chamada à Praia Verde e a Altura por causa da colocação de chapéus-de-sol em frente a concessões de praia

Telemóveis na gaveta. Crédito: Freepik
Tech

Tem telemóveis antigos guardados em casa? Estes modelos podem valer uma pequena fortuna

20:30 29 Junho, 2026 18:36 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns telemóveis antigos deixaram de ser apenas recordações esquecidas em gavetas e passaram a ser procurados por colecionadores

Nacional

APA avisa: banhos são desaconselhados nestas duas praias do Norte por contaminação microbiológica

20:40 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A Agência Portuguesa do Ambiente tem ativos dois alertas de desaconselhamento a banhos em praias do Alto Minho

Pano amarelo em mota parada na berma. Crédito: Freepik AI
Auto

Viu um pano amarelo numa mota na berma da estrada? Descubra o que significa

21:30 29 Junho, 2026 18:31 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Pode parecer um detalhe sem importância, mas um pano amarelo pode servir para pedir ajuda em caso de avaria ou dificuldade na estrada

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Ensino Europe Direct Algarve

Escolas de Tavira e Castro Marim distinguidas no concurso nacional Pinóquio na Escola

18:33 29 Junho, 2026 19:07 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projetos algarvios sobre “Okupas na UE” e alergias foram premiados na categoria do 3.º Ciclo do Ensino Básico

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Algarve Cultura

Silves celebra o verão com música e gastronomia no Castelo ao pôr do sol

08:00 28 Junho, 2026 06:47 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sunset Secrets regressam ao Castelo de Silves entre 2 e 30 de julho, com música ao vivo, gastronomia e animação ao pôr do sol

Opinião Saúde

O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho

07:30 28 Junho, 2026 20:38 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A prevenção passa por estilos de vida saudáveis, mas importa sublinhar que, nas fases iniciais, a doença do fígado associada ao álcool pode ser reversível"

Idosas com calor.
Tempo

Calor está a ganhar força em Portugal e há sete distritos que já estão sob alerta: conheça as regiões onde o calor vai apertar primeiro

12:30 28 Junho, 2026 12:03 28 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Sete distritos entram sob aviso devido ao calor persistente. A subida das temperaturas já tem data marcada e pode durar dias

Mulher com calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma massa de ar tropical para Portugal e máximas poderão chegar aos 42 ºC: saiba quando chega a ‘onda de calor’

06:00 27 Junho, 2026 15:53 26 Junho, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para dias de calor intenso, com uma massa de ar tropical a caminho e máximas que podem tocar nos 42 ºC

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas

20:20 29 Junho, 2026 19:39 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de tsunami

Mulher a beber água. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Bebe água da garrafa? A escolha entre plástico, vidro e metal pode fazer mais diferença do que imagina

19:00 28 Junho, 2026 12:42 28 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todas as garrafas reutilizáveis são iguais. Saiba qual o material mais indicado para o seu dia a dia

Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Irmãs gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: pai pensava que iam só ao Porto ter com amigos

10:45 29 Junho, 2026 11:43 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Desde 24 de junho que duas irmãs gémeas portuguesas estão desaparecidas e a família descobriu que, afinal, tinham viajado para o Dubai

Algarve

Homem fica em prisão preventiva por violência doméstica em Olhão

17:11 29 Junho, 2026 17:15 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Agressor de 32 anos foi detido pela GNR em Olhão e ficou em prisão preventiva após primeiro interrogatório judicial

Corredor de hospital.
Algarve, Economia

Loulé e Faro contra o Estado? Municípios algarvios em desacordo com a responsabilidade dos custos do futuro Hospital Central do Algarve

16:27 29 Junho, 2026 15:24 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Municípios de Loulé e Faro contestam a intenção do Estado de lhes atribuir os custos dos acessos ao futuro Hospital Central do Algarve

Praia Verde, Algarve.
Algarve

Polícia Marítima chamada à Praia Verde no Algarve para ‘travar’ banhistas com chapéus-de-sol em frente às áreas concessionadas

13:02 29 Junho, 2026 12:50 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

No domingo, a Polícia Marítima foi chamada à Praia Verde e a Altura por causa da colocação de chapéus-de-sol em frente a concessões de praia

Telemóveis na gaveta. Crédito: Freepik
Tech

Tem telemóveis antigos guardados em casa? Estes modelos podem valer uma pequena fortuna

20:30 29 Junho, 2026 18:36 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns telemóveis antigos deixaram de ser apenas recordações esquecidas em gavetas e passaram a ser procurados por colecionadores

Nacional

APA avisa: banhos são desaconselhados nestas duas praias do Norte por contaminação microbiológica

20:40 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A Agência Portuguesa do Ambiente tem ativos dois alertas de desaconselhamento a banhos em praias do Alto Minho

Pano amarelo em mota parada na berma. Crédito: Freepik AI
Auto

Viu um pano amarelo numa mota na berma da estrada? Descubra o que significa

21:30 29 Junho, 2026 18:31 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Pode parecer um detalhe sem importância, mas um pano amarelo pode servir para pedir ajuda em caso de avaria ou dificuldade na estrada

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Ensino, Europe Direct Algarve

Escolas de Tavira e Castro Marim distinguidas no concurso nacional Pinóquio na Escola

18:33 29 Junho, 2026 19:07 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projetos algarvios sobre “Okupas na UE” e alergias foram premiados na categoria do 3.º Ciclo do Ensino Básico

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Algarve, Cultura

Silves celebra o verão com música e gastronomia no Castelo ao pôr do sol

08:00 28 Junho, 2026 06:47 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sunset Secrets regressam ao Castelo de Silves entre 2 e 30 de julho, com música ao vivo, gastronomia e animação ao pôr do sol

Opinião, Saúde

O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho

07:30 28 Junho, 2026 20:38 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A prevenção passa por estilos de vida saudáveis, mas importa sublinhar que, nas fases iniciais, a doença do fígado associada ao álcool pode ser reversível"

Idosas com calor.
Tempo

Calor está a ganhar força em Portugal e há sete distritos que já estão sob alerta: conheça as regiões onde o calor vai apertar primeiro

12:30 28 Junho, 2026 12:03 28 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Sete distritos entram sob aviso devido ao calor persistente. A subida das temperaturas já tem data marcada e pode durar dias

Mulher com calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma massa de ar tropical para Portugal e máximas poderão chegar aos 42 ºC: saiba quando chega a ‘onda de calor’

06:00 27 Junho, 2026 15:53 26 Junho, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para dias de calor intenso, com uma massa de ar tropical a caminho e máximas que podem tocar nos 42 ºC

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas

20:20 29 Junho, 2026 19:39 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de tsunami

Mulher a beber água. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Bebe água da garrafa? A escolha entre plástico, vidro e metal pode fazer mais diferença do que imagina

19:00 28 Junho, 2026 12:42 28 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todas as garrafas reutilizáveis são iguais. Saiba qual o material mais indicado para o seu dia a dia

Últimas Notícias

  • Viu um pano amarelo numa mota na berma da estrada? Descubra o que significa
    Viu um pano amarelo numa mota na berma da estrada? Descubra o que significa
  • Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões
    Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões
  • APA avisa: banhos são desaconselhados nestas duas praias do Norte por contaminação microbiológica
    APA avisa: banhos são desaconselhados nestas duas praias do Norte por contaminação microbiológica
  • Tem telemóveis antigos guardados em casa? Estes modelos podem valer uma pequena fortuna
    Tem telemóveis antigos guardados em casa? Estes modelos podem valer uma pequena fortuna
  • Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas
    Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas

Opinião

  • António José Seguro, amigo da Venezuela? | Por Pedro Franco
    António José Seguro, amigo da Venezuela? | Por Pedro Franco
  • Al-Bauhaus: Algarve hotspot de biodiversidade (o Novo Bauhaus europeu no Algarve) | Por Sofia Graça Aranha
    Al-Bauhaus: Algarve hotspot de biodiversidade (o Novo Bauhaus europeu no Algarve) | Por Sofia Graça Aranha
  • O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho
    O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho

Europe Direct Algarve

  • Escolas de Tavira e Castro Marim distinguidas no concurso nacional Pinóquio na Escola
    Escolas de Tavira e Castro Marim distinguidas no concurso nacional Pinóquio na Escola
  • Al-Bauhaus: Algarve hotspot de biodiversidade (o Novo Bauhaus europeu no Algarve) | Por Sofia Graça Aranha
    Al-Bauhaus: Algarve hotspot de biodiversidade (o Novo Bauhaus europeu no Algarve) | Por Sofia Graça Aranha
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal