Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Política

A incrível vitória de Rio contra caciques e notáveis (e as curiosidades no Algarve)

É a primeira vez que um candidato ganha contra a lógica do aparelho. Rio vai a legislativas para morder as canelas a Costa e quer ganhar. Para o PS centrista, para o CDS e o Chega, este era o melhor cenário

13:38 28 Novembro, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
A noite de sábado destapou dois partidos: o dos dirigentes que apostaram e Rangel – e perderam -, e o dos militantes (e dos outros dirigentes) que votaram no líder

Passaram 20 anos. Em dezembro de 2001, Rui Rio teve uma vitória impossível para a Câmara o Porto contra um candidato imbatível do PS. Agora, em novembro de 2021, venceu a terceira eleição direta no partido, contra o candidato preferido dos dirigentes, do aparelho, dos notáveis, que tinha a melhor imprensa e o favor dos comentadores. Talvez tenha sido o mais difícil e suado sucesso da sua carreira. Desta vez, bateu a matemática “infalível” do Excel com as contas dos caciques partidários: Rui Rio ganhou as diretas do PSD por 52% contra 47% de Paulo Rangel, com uma vantagem de 1,7 mil votos, metade da que teve contra Luís Montenegro, em 2019. Mas com mais três mil votos absolutos do que há dois anos.

Agora que está relegitimado para ir às legislativas – Paulo Rangel fez questão de o referir -, passará a ser o líder da oposição que aguentou mais tempo o desgaste do lugar mais ingrato da política portuguesa. O recorde no PSD já é seu. Nem de propósito, a música que se ouvia nos altifalantes antes de Rio aparecer na sala do Sheraton do Porto para falar era “I’m Still Standing”, de Elton John. Sempre em pé.

Com estas diretas, a realidade do PSD mudou. É a primeira vez, no partido, que um candidato ganha contra o apoio da maioria dos chefes do aparelho. Rui Rio começou o discurso de vitória a dizer que “os dirigentes do partido, das distritais e das concelhias têm de se ligar mais aos militantes”. Este resultado evidencia um divórcio entre as bases do partido e a estrutura da pirâmide. O voto interno parece mais desligado da trela dos caciques, embora ainda seja cedo para se perceber como funcionaram todos os fenómenos locais e que tipo de ação tiveram os homens de Rio nas estruturas, com a aposta em segundas linhas. “Não prometi nada a ninguém”, garantiu no discurso de vitória. Mas já começa a haver efeitos práticos deste deslaçamento.

Com a vitória ainda quente, Salvador Malheiro, diretor de campanha e vice de Rio, pôs algumas cartas na mesa: “Há muita gente que agora não vai estar disponível para fazer parte dessas listas [às legislativas], pelo menos desde que tenham um pouco de decoro.” O divórcio será, portanto, consumado. O próprio Rio voltou a repetir que “esses apoios [de Rangel] tinham mais a ver com interesses pessoais”, que supostamente não irá satisfazer: “Fazer listas com nomes e pessoas é muito difícil”, admitiu. E nas próximas terá, em teoria, menos por onde escolher.

O líder também partirá para o congresso de dezembro numa posição inédita: com muitos dos delegados eleitos (que representam as estruturas) do outro lado da barricada. O facto de haver listas em perspetiva pode atenuar a crispação, mas este será um congresso de entronização particular. Os congressistas querem mesmo entronizar este líder? Rio quer passar já à próxima fase.

A MELHOR ESCOLHA PARA COSTA, CDS E CHEGA

“Ponto final parágrafo”, disse Rio, a celebrar a vitória, rodeado de dirigentes e militantes do núcleo duro, numa sala pequena e à pinha, onde os militantes gritavam se não gostavam das perguntas dos jornalistas. O líder do PSD passa a partir de hoje para outra luta: “Vamos ganhar as legislativas”. Tendo em conta entrevistas de dirigentes do PS tão relevantes como Augusto Santos Silva, a reeleição de Rio coloca mais “maçanetas” na porta de António Costa. Se não tiver maioria nem esquerda, o líder do PS pode esperar que o PSD lhe dê a mão. Rui Rio chegou a anunciar que lhe garantia dois anos de governação, mas numa noite de afirmação não era o momento de aparecer com ela estendida: “Já disse largas dezenas de vezes, tudo o que disse na campanha interna está válido”, respondeu. “Vou a eleições democráticas, vou a eleições para ganhar, quero respeitar o resultado. Quer ganhe quer perca, quero que os restantes partidos o respeitem, e estar disponível para garantir a governabilidade do país.” Costa devia estar a ouvir. Rio está em crescendo nas sondagens.

Se esta pode ser uma boa notícia para a ala mais centrista do PS – que não se importa com entendimentos com o PSD -, também é para o CDS e para Francisco Rodrigues dos Santos. Com a possibilidade de uma coligação pré-eleitoral ainda em aberto, o líder popular pode ver aqui a tábua de salvação, para ganhar tempo e não partir tão depressa para um resultado teoricamente desastroso. Mais à direita, em congresso este fim-de-semana, o Chega já tinha afinado o discurso para Rui Rio, de modo a anular o efeito do voto útil: “O voto no PSD é um voto no PS”, será o mantra de André Ventura. E o presidente do partido já tinha dito que Costa&Rio eram tão românticos como ele e a mulher.

Rui Rio apostou tudo no chamado voto livre, intensificou a campanha nos call centers e através de SMS nos últimos dias, lançou dois vídeos – um deles como presente de Natal a uma criança que quer um Portugal melhor – e nunca engrenou com Rangel em debates. Não se colocou ao nível do eurodeputado: assumiu o fato de candidato a primeiro-ministro e não a líder do partido e a estratégia resultou. Os portugueses repetiram em quatro sondagens que viam Rio como primeiro-ministro, mais do que Rangel.

O divórcio no PSD poderá também vir a ter consequências na lista para os deputados do Algarve?

Curiosidades na (re)eleição de Rui Rio no Algarve

A vitória de Rui Rio no Algarve foi também uma estrondosa derrota para o líder distrital do PSD, Cristóvão Norte, eleito há poucas semanas e que, além de ter sido o mandatário de Paulo Rangel, conduziu uma campanha em favor deste bastante agressiva.

O resultado em Loulé foi determinante para a vitória de Rui Rio, compensando largamente o resultado obtido por Rangel na concelhia de Faro.

Outro aspecto curioso registou-se em Olhão, onde Rio, que foi apoiado pelo recente ex-candidato à autarquia olhanense, Álvaro Viegas, perdeu expressivamente.

De resto Álvaro Viegas, não conseguiu ser eleito como delegado ao Congresso, não conseguindo nenhum dos três lugares em disputa para representar a concelhia de Olhão.

Depois de ter obtido o pior resultado autárquico da história do PSD em Olhão, Viegas falhou à recente eleição para a Comissão Política Concelhia, não conseguindo sequer apoios para apresentar uma lista.

AS ESTRUTURAS NÃO VALERAM A RANGEL

Um dos dados que permite perceber como o partido mudou é o valor da abstenção: em janeiro de 2018, quando Rio venceu Santana Lopes, dos 70,6 mil eleitores com quotas pagas, abstiveram-se 40%. Agora, dos 38,5 mil inscritos abstiveram-se apenas 20%. Isto significa que se reduziu substancialmente o pagamento de quotas em massa a inscritos artificialmente que jamais iriam votar. E, assim, em teoria, aumentou-se o peso do voto livre, sem a dependência dos dirigentes locais. Rio foi o beneficiado.

Menos óbvio foi o comportamento de muitas estruturas que apoiavam Paulo Rangel. O distrito de Braga é um case study: em Famalicão, a terceira maior concelhia, onde o padrão são votações muito elevadas no candidato apoiado pelo dirigente de turno, Rangel ganhou por apenas 16 votos num universo de 956 votantes: em 2019, Montenegro tinha ganho aqui por mais do dobro a Rio, o que leva a pensar porque razão passaram em dois anos a gostar do líder do partido. Até Vila Verde, onde tinha o apoio do seu colega eurodeputado José Manuel Fernandes e da mulher que é presidente da câmara, Rio consegui quase 40% dos votos. Com a força do líder na segunda maior concelhia do país, Barcelos (onde ganhou 60%-40%) e o empate inesperado em Braga (concelho), a distrital caiu para o presidente do partido.

No Porto, os rangelistas esperavam um bom resultado do adversário, mas não pensavam perder, muito menos por tanto, e a proporção foi mais uma vez de 60%-40% a favor do ex-presidente da câmara. Decisiva seria Gaia, a quinta maior concelhia do país, que os homens de Rangel tinham como adquirido, mas onde Rio ganhou com 53%. No Porto (cidade), Rio também bateu Rangel por 60%, mais um resultado surpreendente para as hostes rangelistas. Todas somadas, estes derrotas em estruturas que o challenger tinha como certas, não conseguiram ser compensados por Lisboa, onde o eurodeputado teve 60%, e uma vantagem insuficiente de 820 votos. Com a vitória na Madeira – Rangel não contava com isso -, e a goleada 62%-37% no distrito de Aveiro, a vitória estava consumada. O resultado nas legislativas definirá o resto da vida de Rui Rio.

– Notícia do Expresso, jornal parceiro do POSTAL

Operação Stop da GNR.
Auto Nacional

Tem isto no carro? Quase 5.000 acidentes sem este documento e pode perder pontos na carta e pagar até 2.500 euros

20:20 30 Abril, 2026 15:50 30 Abril, 2026 | João Luís

Quase 5.000 acidentes envolveram carros sem este documento em Portugal. Saiba o que arrisca, as multas aplicáveis e como evitar problemas

Ricardo Claro. Crédito: Facebook
Algarve

Funeral de Ricardo Claro realiza-se sábado em Faro

12:31 30 Abril, 2026 14:25 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Último adeus a Ricardo Claro realiza-se em Faro este sábado, num momento de despedida marcado pela dor e consternação de familiares e amigos

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia

IRS 2026: o pormenor esquecido que está a ‘cortar’ o reembolso a muitas famílias

15:40 30 Abril, 2026 11:56 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Todos os anos, muitas famílias perdem dinheiro no IRS por um pormenor discreto na declaração. Em 2026, o erro repete-se e nem sempre é óbvio

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva volta a ‘molhar’ Portugal a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas 

11:00 30 Abril, 2026 15:09 29 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do mês de maio deverá trazer chuva e trovoadas a várias regiões de Portugal continental

Destino turístico de Benidorm. Crédito: Magnific
Europa Vida & Lazer

“Gasto menos aqui do que em casa”: britânico muda-se para este destino turístico próximo de Portugal e rende-se ao baixo custo de vida

17:00 30 Abril, 2026 16:27 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Britânico recomenda este destino turístico ao lado de Portugal pelos preços baixos da comida e da bebida, bem como pelo ambiente ali vivido

Praia fluvial de Odeleite.
Algarve Vida & Lazer

Há uma nova praia fluvial no Algarve e já tem a Bandeira Azul assegurada para o verão

22:20 30 Abril, 2026 15:55 30 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Albufeira algarvia ganhou uma nova praia fluvial e já tem a Bandeira Azul garantida para o verão deste ano

Algarve Gastronomia

Aprenda o truque algarvio para fazer caracóis como manda a tradição do 1.º de Maio

16:00 30 Abril, 2026 15:51 30 Abril, 2026 | João Luís

Quer fazer caracóis perfeitos no 1.º de Maio? Siga este truque tradicional que muitos algarvios não dispensam

Reunião de professores. Crédito: Foto AI
Nacional

Nova idade da reforma? Petição de professores ultrapassa fasquia e pode acabar no Parlamento

06:30 30 Abril, 2026 01:45 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Uma iniciativa sobre a idade da reforma já passou uma fasquia importante e pode agora seguir um caminho com maior peso político

Operação Stop da GNR.
Auto Nacional

Nem carta, nem seguro: autoridades apertam o cerco a este comprovativo do carro e a multa pode chegar aos 1.250€

12:45 29 Abril, 2026 12:28 29 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Falha detetada em milhares de veículos está a motivar multas nas estradas e pode pesar bastante no bolso dos condutores

Algarve Opinião

Porque não? | Por Rafael Dias

22:51 30 Abril, 2026 22:51 30 Abril, 2026 | Henrique Dias Freire

"Não basta proclamar que o interior importa; é preciso agir onde a falta de ação se tornou estrutural. A pergunta, por isso, não é retórica. É política. É incómoda. É urgente"

Hospedeira a servir bebida. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Nem café nem água: hospedeira revela qual a bebida que ‘nunca’ deve pedir a bordo de um avião

09:10 29 Abril, 2026 23:37 28 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Hospedeira fala acerca de uma bebida muito pedida a bordo de um avião que causa algumas dificuldades à tripulação

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 10:46 29 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Juiz no tribunal. Crédito: Freepik
Economia Europa

Pedreiro sofre enfarte e é despedido por WhatsApp: tribunal declara despedimento nulo e condena empresa a pagar 5.000 euros e salários que deixou de receber

19:38 30 Abril, 2026 19:38 30 Abril, 2026 | João Luís

Trabalhador foi despedido por WhatsApp depois de sofrer um enfarte e estar de baixa médica. Tribunal espanhol considerou o despedimento discriminatório, ordenou a readmissão e condenou a empresa a pagar indemnização e os salários deixados de auferir

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Obras num condomínio. Crédito: Foto AI
Europa

Condóminos denunciaram proprietário por realizar obras num pátio interior sem permissão: caso foi a tribunal que ‘discordou’

15:00 30 Abril, 2026 13:07 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Tribunal espanhol deu razão ao proprietário por realizar obras no pátio interior, contrariando assim as queixas elaboradas pelos restantes condóminos

Operação Stop da GNR.
Auto, Nacional

Tem isto no carro? Quase 5.000 acidentes sem este documento e pode perder pontos na carta e pagar até 2.500 euros

20:20 30 Abril, 2026 15:50 30 Abril, 2026 | João Luís

Quase 5.000 acidentes envolveram carros sem este documento em Portugal. Saiba o que arrisca, as multas aplicáveis e como evitar problemas

Ricardo Claro. Crédito: Facebook
Algarve

Funeral de Ricardo Claro realiza-se sábado em Faro

12:31 30 Abril, 2026 14:25 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Último adeus a Ricardo Claro realiza-se em Faro este sábado, num momento de despedida marcado pela dor e consternação de familiares e amigos

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia

IRS 2026: o pormenor esquecido que está a ‘cortar’ o reembolso a muitas famílias

15:40 30 Abril, 2026 11:56 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Todos os anos, muitas famílias perdem dinheiro no IRS por um pormenor discreto na declaração. Em 2026, o erro repete-se e nem sempre é óbvio

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva volta a ‘molhar’ Portugal a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas 

11:00 30 Abril, 2026 15:09 29 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do mês de maio deverá trazer chuva e trovoadas a várias regiões de Portugal continental

Destino turístico de Benidorm. Crédito: Magnific
Europa, Vida & Lazer

“Gasto menos aqui do que em casa”: britânico muda-se para este destino turístico próximo de Portugal e rende-se ao baixo custo de vida

17:00 30 Abril, 2026 16:27 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Britânico recomenda este destino turístico ao lado de Portugal pelos preços baixos da comida e da bebida, bem como pelo ambiente ali vivido

Praia fluvial de Odeleite.
Algarve, Vida & Lazer

Há uma nova praia fluvial no Algarve e já tem a Bandeira Azul assegurada para o verão

22:20 30 Abril, 2026 15:55 30 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Albufeira algarvia ganhou uma nova praia fluvial e já tem a Bandeira Azul garantida para o verão deste ano

Algarve, Gastronomia

Aprenda o truque algarvio para fazer caracóis como manda a tradição do 1.º de Maio

16:00 30 Abril, 2026 15:51 30 Abril, 2026 | João Luís

Quer fazer caracóis perfeitos no 1.º de Maio? Siga este truque tradicional que muitos algarvios não dispensam

Reunião de professores. Crédito: Foto AI
Nacional

Nova idade da reforma? Petição de professores ultrapassa fasquia e pode acabar no Parlamento

06:30 30 Abril, 2026 01:45 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Uma iniciativa sobre a idade da reforma já passou uma fasquia importante e pode agora seguir um caminho com maior peso político

Operação Stop da GNR.
Auto, Nacional

Nem carta, nem seguro: autoridades apertam o cerco a este comprovativo do carro e a multa pode chegar aos 1.250€

12:45 29 Abril, 2026 12:28 29 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Falha detetada em milhares de veículos está a motivar multas nas estradas e pode pesar bastante no bolso dos condutores

Algarve, Opinião

Porque não? | Por Rafael Dias

22:51 30 Abril, 2026 22:51 30 Abril, 2026 | Henrique Dias Freire

"Não basta proclamar que o interior importa; é preciso agir onde a falta de ação se tornou estrutural. A pergunta, por isso, não é retórica. É política. É incómoda. É urgente"

Hospedeira a servir bebida. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Nem café nem água: hospedeira revela qual a bebida que ‘nunca’ deve pedir a bordo de um avião

09:10 29 Abril, 2026 23:37 28 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Hospedeira fala acerca de uma bebida muito pedida a bordo de um avião que causa algumas dificuldades à tripulação

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve, Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 10:46 29 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Juiz no tribunal. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Pedreiro sofre enfarte e é despedido por WhatsApp: tribunal declara despedimento nulo e condena empresa a pagar 5.000 euros e salários que deixou de receber

19:38 30 Abril, 2026 19:38 30 Abril, 2026 | João Luís

Trabalhador foi despedido por WhatsApp depois de sofrer um enfarte e estar de baixa médica. Tribunal espanhol considerou o despedimento discriminatório, ordenou a readmissão e condenou a empresa a pagar indemnização e os salários deixados de auferir

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Obras num condomínio. Crédito: Foto AI
Europa

Condóminos denunciaram proprietário por realizar obras num pátio interior sem permissão: caso foi a tribunal que ‘discordou’

15:00 30 Abril, 2026 13:07 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Tribunal espanhol deu razão ao proprietário por realizar obras no pátio interior, contrariando assim as queixas elaboradas pelos restantes condóminos

Últimas Notícias

  • Há uma nova praia fluvial no Algarve e já tem a Bandeira Azul assegurada para o verão
    Há uma nova praia fluvial no Algarve e já tem a Bandeira Azul assegurada para o verão
  • Tem isto no carro? Quase 5.000 acidentes sem este documento e pode perder pontos na carta e pagar até 2.500 euros
    Tem isto no carro? Quase 5.000 acidentes sem este documento e pode perder pontos na carta e pagar até 2.500 euros
  • Pedreiro sofre enfarte e é despedido por WhatsApp: tribunal declara despedimento nulo e condena empresa a pagar 5.000 euros e salários que deixou de receber
    Pedreiro sofre enfarte e é despedido por WhatsApp: tribunal declara despedimento nulo e condena empresa a pagar 5.000 euros e salários que deixou de receber
  • Festival Setecentista toma conta de VRSA com três dias de história viva
    Festival Setecentista toma conta de VRSA com três dias de história viva
  • Jovens sensibilizados para direitos e deveres em Albufeira
    Jovens sensibilizados para direitos e deveres em Albufeira
  • Casting para ‘Moda Tavira 2026’ procura jovens talentos
    Casting para ‘Moda Tavira 2026’ procura jovens talentos

Opinião

  • Porque não? | Por Rafael Dias
    Porque não? | Por Rafael Dias
  • Doadores a partidos políticos passam a ser secretos. Quem é quem? | Por Tiago Manuel
    Doadores a partidos políticos passam a ser secretos. Quem é quem? | Por Tiago Manuel
  • O desafio da falta de mão de obra no Algarve | Por João Arroja Neves
    O desafio da falta de mão de obra no Algarve | Por João Arroja Neves
  • O simbolismo do 1.º de Maio num tempo de capitalismo selvagem | Por Luís Ganhão
    O simbolismo do 1.º de Maio num tempo de capitalismo selvagem | Por Luís Ganhão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • 40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
    40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
  • Cancelaram o seu voo devido à crise no combustível? Se fizer isto pode ter direito a 600€ de indemnização
    Cancelaram o seu voo devido à crise no combustível? Se fizer isto pode ter direito a 600€ de indemnização
  • Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
    Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal