Voltar a fazer desporto! Como é que acertei na sua resolução de ano novo? Simples! Janeiro já se consagrou como o mês do regresso à vida saudável depois dos excessos cometidos no Natal. Porém, uma coisa é contratar um PT ou fazer a inscrição num ginásio no Algarve e outra muito diferente é treinar sem desmotivar, ou seja, não permitir que a falta de tempo, o cansaço e a preguiça ponham em causa a continuidade da prática de exercício em fevereiro, março, abril…
Como treinar sem desmotivar?
Bem sei que o sofá é uma verdadeira tentação e a preguiça é inimiga da perfeição, mas se três semanas de treinos em janeiro já o estão a deixar abatido, tome nota das próximas dicas para cumprir com o seu desejo de ano novo!
- Escolha a sua atividade física preferida
Se a aula de zumba aconselhada por uma amiga, é demasiado barulhenta para si, que prefere caminhadas, yoga e pilates, não hesite em trocá-la! E o mesmo para si que anda a fazer o jogging quando na verdade preferia ir para um ginásio iniciar-se em musculação.
O que não falta no Algarve, são opções a nível de desporto. Portanto, mais do que jeito, para não desanimar precisa de gostar do que está a fazer.
- 2. Faça o treino de acordo com a sua condição física
Nos primeiros dias de treino sentiu dificuldades para realizar movimentos? É natural, mas se o desconforto persiste ao longo do mês de janeiro, é melhor verificar se não escolheu um treino com demasiada intensidade, só para (tentar) acompanhar um amigo, por exemplo. Lembre-se que as atividades desportivas devem ser escolhidas de acordo com a condição física, e de preferência com a ajuda profissional de um Personal Trainer.
- 3. Comece com treinos curtos
Duas horas para começar? Nem pensar! O ideal é encetar a sua nova rotina desportiva com treinos curtos, particularmente se esteve em período de inatividade durante algum tempo, e depois ir aumentando a carga aos poucos. Os treinos longos, além de serem mais cansativos, são mais desmotivadores e por isso podem afetar a regularidade dos exercícios.
- Perceba qual é o melhor horário para treinar
Cada caso é um caso. Algumas pessoas preferem fazer exercício pela manhã, outras ao final da tarde. E você? Considere qual o melhor horário para treinar sem desmotivar, desde que seja compatível com a sua rotina de trabalho e vida familiar.
Não tem preferência a nível de horário? Então aconselho o treino logo pela manhã porque lhe dará disposição e energia para enfrentar os compromissos do dia. O treino depois do horário de expediente é outra possibilidade, desde que vá diretamente para o ginásio (ou diretamente ao encontro do seu PT). Se passar primeiro por casa, vai sentir-se tentado a ficar a descansar no sofá!
- Exercite-se em casa ou perto de casa
Se o exercício em casa ou perto de casa o ajudar a treinar sem desmotivar, pode procurar por um ginásio nas redondezas ou contratar os serviços de um PT que se deslocará até sua casa ou até algum espaço agradável na sua zona de residência. E se mora no Algarve, não será difícil encontrar um jardim ou parque agradável para praticar exercício ao ar livre e desfrutar da natureza: entre o Parque Ribeirinho e o jardim junto ao castelo em Faro ao Parque Municipal de Loulé, passando pelo Jardim das Comunidades em Almancil, Pista das Açoteias ou Parque de Vale Faro em Albufeira, Parque Urbano Nascente em Armação de Pêra e Jardim da Constituição em Lagos… o que não faltam são espaços para praticar exercício ao ar livre no Algarve, de preferência com a ajuda de um PT!
- Traga um amigo!
Fazer exercício acompanhado é sempre mais divertido e muitas vezes é tudo o que precisa para treinar sem desmotivar, já que o tempo passa mais rápido, tem alguém com quem trocar ideias e por quem comparecer assiduamente aos treinos.
Não tem nenhum amigo disponível? Junte-se a um grupo que goste dos mesmos desportos ou das mesmas aulas que você ou contrate um PT. Vale tudo para treinar acompanhado, até porque está confirmado que fazer parte de um grupo passa uma sensação de compromisso que incentiva a prática de desporto e aumenta o desejo de melhorar a performance.
- Estabeleça objetivos concretos
Emagrecer? Ganhar massa muscular? Combater o stress? Prevenir doenças? Aumentar a qualidade de vida? Seja qual for o motivo, se definir objetivos concretos – alcançáveis e realistas – acaba por treinar sem desmotivar. E sabe porquê? Primeiro porque vai (supostamente) escolher o exercício mais eficiente para atingir esse objetivo e segundo porque uma meta dá sentido ao seu esforço e evita o desânimo.
- Defina recompensas
Se é daquelas pessoas cuja única recompensa que precisa por ter atingido o objetivo, é uma sensação de bem-estar e de dever comprido no final do treino, ótimo. Mas se esse tipo de recompensa não chega para continuar a treinar, defina “prémios” de treino: comer um gelado, sair para jantar, comprar uns sapatos ou uma camisola nova… Esta é uma forma de se empenhar mais.
- Ouça música
Gosta de ouvir música? Então coloque umas canções bem animadas no seu smartphone para ouvir durante o treino. A música é o acompanhamento perfeito da atividade desportiva porque ajuda a minimizar a sensação de fadiga, aumenta a capacidade e resistência, coordena o ritmo dos exercícios e reduz o cansaço mental.
* Fundador da RM Trainer (https://rm-trainer.pt/).
Personal Trainer com especialização na área do Treino Personalizado.
Mestrado em Ensino da Educação Física.
Pós Graduação em Treino Funcional.
Pós Graduação em Gestão de Health Clubs.
15 anos de experiência na área do Treino Personalizado