“Eles não sabem, nem sonham
Que o sonho comanda a vida
E que sempre que um homem sonha
O mundo pula e avança
Como bola colorida
Entre as mãos de uma criança”
António Gedeão
Acredito que o desejo de uma Europa com qualidade de vida e com paz está presente em cada europeu, seja mais ou menos europeísta, e está presente desde o início da aventura europeia.
O dia 9 de Maio é celebrado todos os anos pelo Centro Europe Direct com excelentes iniciativas e este ano, mesmo com as limitações que conhecemos, conta com uma série de boas iniciativas.
O Dia da Europa celebra-se a 9 de Maio, porque foi o dia em que a Declaração Schuman foi apresentada em 1950, faz agora precisamente 70 anos.
Creio que será do conhecimento comum o importante papel de Robert Schuman, advogado, ministro francês dos Negócios Estrangeiros e Presidente do Parlamento Europeu, na construção do sonho europeu.
Era um homem dedicado à causa pública e europeia e entre 1941 e 1943 Schuman referiu, por diversas vezes, diante de interlocutores que ainda não percebiam o alcance das suas palavras, a necessidade de “construir, após a guerra, uma realidade política nova que ligaria as nações europeias pelos seus interesses, e não mais apenas por palavras e pactos”.
Tratava-se de um político com visão, um dos fundadores do projecto europeu, cuja vida está retratada em livros e variadíssimos testemunhos. André Philip (1902-1970), deputado e várias vezes membro do governo francês, disse: “o que mais me tocou nele foi a irradiação da sua vida interior: estávamos diante de um homem consagrado… de uma total sinceridade e humildade intelectual, que apenas queria servir.”
Uma personalidade inspiradora na sua capacidade de servir e certamente na sua forma de sentir a Europa.
Uma Europa que nos abriu para novos mundos e agora o mundo fechou-se para novas reflexões…
Reflexões que têm, obviamente, de incluir preocupações ambientais. A União Europeia deve garantir que os apoios destinados aos vários países, a entidades ou projectos têm que ter na sua base objectivos sociais e ecológicos. Porque o que vier a seguir poderá ter efeitos piores do que o coronavírus, daí a importância destas preocupações e a urgência de políticas ecologicamente mais responsáveis e com mudanças estruturantes.
A União Europeia está prestes a entrar num tempo de recessão e a crise obrigará os países da União a colaborarem melhor e mais depressa, numa estratégia de adaptação e sobrevivência.
Num tempo em que os perigos permanecem, agora com ameaças diferentes, a União Europeia tem mais desafios. Este tempo de pandemia é um campo fértil para o crescimento de sentimentos nacionalistas e de ideias populistas. Por isso é bom reler algumas palavras da Declaração que está na origem da caminhada europeia:
“A contribuição que uma Europa organizada e viva pode dar à civilização é indispensável para a manutenção de relações pacíficas.”
Que os valores dos países que compõem a União Europeia não se afastem dos valores
da União em que prevalecem a inclusão, a justiça, a solidariedade, a democracia, a igualdade e os respeito pelos Direitos Humanos. Acredito que a União Europeia está num processo de vigilância para que a crise da pandemia não se transforme numa crise de direitos humanos.
E porque o sonho comanda a vida e todos queremos uma Europa e um mundo mais seguros, temos de continuar a aventura de ficar no nosso barco até podermos voltar ao mar.
Estamos todos no mesmo mar e temos de aprender a remar juntos para avistar novos horizontes…
O Centro Europe Direct Algarve é um serviço público que tem como principal missão difundir e disponibilizar uma informação generalista sobre a União Europeia, as suas políticas e os seus programas, aos cidadãos, instituições, comunidade escolar, entre outros. Está hospedado na CCDR Algarve e faz parte de uma Rede de Informação da Direcção-Geral da Comunicação da Comissão Europeia, constituída por cerca de 500 centros espalhados pelos 28 Estados Membro da União Europeia.
A Rede de Centros Europe Direct em Portugal inclui 15 centros e é apoiada pela Comissão Europeia através da sua Representação em Portugal.
Os Centros de Informação Europe Direct atuam como intermediários entre os cidadãos e a União Europeia ao nível local. O seu lema é «A Europa perto de mim»!
Quer saber mais sobre a Europa? Coloque a sua questão ao Europe Direct Algarve através do email: [email protected]
Os Centros de Informação Europe Direct (CIED) são pontos de contacto locais. Dispõem de pessoal devidamente qualificado que informa e responde de maneira personalizada a perguntas sobre os mais variados assuntos europeus.