Portugal é membro União Europeia desde 1986 e desde essa data os investimentos realizados com fundos comunitários permitiram aumentar a qualidade de vida dos algarvios e a construção de diversos equipamentos e a infraestruturas, nomeadamente estradas, caminhos, pontes, saneamento básico, escolas, universidades, politécnicos, teatros, piscinas, museus, centros de interpretação, reabilitação urbana, parques urbanos, parques empresariais promovidos pela administração local e central.
Igualmente a formação profissional e o ensino aos diversos níveis também têm sido objeto destes financiamentos, sem esquecer as empresas e o setor da agricultura e das pescas.
A política de coesão, principal política de investimento da União Europeia está direcionada para todas as regiões dos 27 países da União Europeia, tendo em vista apoiar a criação de emprego, a competitividade empresarial, o crescimento económico e o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
Assim, através dos Fundos Comunitários assistiu-se a um grande desenvolvimento das infraestruturas nacionais e de todos os indicadores relativos à coesão, tendo quase todas as regiões portuguesas um elevado nível de coesão territorial.
Conclui o meu curso superior de engenharia civil no Instituto Superior Técnico no final de 1981, ano em que Portugal se encontrava numa crise económica. Gostaria de ter começado a exercer a minha atividade profissional na região de Lisboa, mas em boa hora foi no Algarve que consegui o meu 1º emprego, no Gabinete de Apoio Técnico (GAT) de Tavira.
Os GAT’s, atualmente extintos, foram uma realidade que nessa altura se implantaram na Região e a desenvolver trabalho de grande utilidade, sobretudo para algumas autarquias menos dotadas de meios técnicos e humanos.
Os GAT’s prestaram assessoria às autarquias, atuando em diversas áreas: execução de projetos de saneamento básico, edifícios, vias de comunicação, planeamento urbanístico, pareceres técnicos, fiscalização e controle de obras e ações de consultadoria diversa e foram de extrema importância na concretização de muitos dos projetos financiados pela Política de Coesão.
No GAT de Faro, durante vários anos liderei uma equipa de técnicos de diversas especialidades nomeadamente de engenharia, de arquitetura, de medições e orçamentos, de fiscalização e de topografia, da qual tenho imenso orgulho porque juntos elaboramos muitos projetos para a grande maioria das autarquias do Algarve e com um contributo muito especial para os territórios de baixa densidade, ajudámos no crescimento dos índices de coesão do Algarve.
As siglas FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e FSE – Fundo Social Europeu, Isão reconhecidas como estando associadas ao financiamento de projetos com fundos europeus.
Todos estes programas pretendem apoiar e financiar investimentos que promovam o crescimento e desenvolvimento de atividades económicas, em especial nas regiões mais desfavorecidas, procurando fazer crescer estas regiões e aproximá-las das médias de crescimento de outras regiões Europeias.
No entanto e após três décadas de aplicação dos Fundos em Portugal, o reforço da competitividade e o crescimento e a convergência da economia para o nível dos países mais avançados são muito modestos.
A União Europeia está a promover uma campanha de comunicação #EUinmyregion, que tem por objetivo aumentar a visibilidade dos projetos financiados pela UE em toda a Europa. Em 2020, convidamos os cidadãos a enviar fotografias e concorrerem ao concurso do melhor postal.
O CIED Algarve também está a promover um concurso de fotografia para selecionar as melhores fotografias que retratem a presença da União Europeia no Algarve. O regulamento pode ser consultado no nosso Instagram e site do EuropeDirect Algarve e podes concorrer até ao dia 31de julho.
O Centro Europe Direct Algarve é um serviço público que tem como principal missão difundir e disponibilizar uma informação generalista sobre a União Europeia, as suas políticas e os seus programas, aos cidadãos, instituições, comunidade escolar, entre outros. Está hospedado na CCDR Algarve e faz parte de uma Rede de Informação da Direcção-Geral da Comunicação da Comissão Europeia, constituída por cerca de 500 centros espalhados pelos 28 Estados Membro da União Europeia.
A Rede de Centros Europe Direct em Portugal inclui 15 centros e é apoiada pela Comissão Europeia através da sua Representação em Portugal.
Os Centros de Informação Europe Direct atuam como intermediários entre os cidadãos e a União Europeia ao nível local. O seu lema é «A Europa perto de mim»!
Quer saber mais sobre a Europa? Coloque a sua questão ao Europe Direct Algarve através do email: [email protected]
Os Centros de Informação Europe Direct (CIED) são pontos de contacto locais. Dispõem de pessoal devidamente qualificado que informa e responde de maneira personalizada a perguntas sobre os mais variados assuntos europeus.