Senhor Ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte,
No encontro organizado pela Associação Nacional de Imprensa Regional (ANIR) desta sexta-feira em Oliveira de Azeméis, onde o Postal do Algarve teve a honra de participar, acolhemos com satisfação o seu compromisso em assegurar melhores condições para que os órgãos de comunicação social locais possam continuar a desempenhar as suas funções essenciais.
A imprensa regional e local desempenha um papel insubstituível na coesão das comunidades, na promoção da cidadania ativa e na defesa dos interesses locais. Num momento em que os desafios são inúmeros — desde a transformação digital até às dificuldades económicas — apoiar a imprensa livre é investir no futuro das nossas sociedades, é garantir que a verdade e a justiça continuam a ter voz.
Perante os testemunhos dos responsáveis pelos jornais, que sublinharam não querer “subsídios ou migalhas”, mas sim condições dignas para operar com independência e sustentabilidade, a sua promessa de trabalhar em medidas que garantam a saúde desta “importante componente da comunicação social” é encorajadora. O facto de referir que tem o respaldo do senhor Primeiro-Ministro e a solidariedade unânime dos restantes membros do atual Governo português reforça a seriedade do compromisso assumido.
É imperativo que este compromisso se traduza em ações concretas. A imprensa regional não pode continuar a ser relegada para segundo plano. É necessário implementar políticas que promovam a viabilidade económica destes órgãos, incentivem a inovação tecnológica e garantam uma distribuição equitativa da publicidade institucional.
Nos dias de hoje, resta-nos a crença — ainda que abalada — de que a verdade é um bem inestimável, e que uma imprensa livre e independente é o alicerce de qualquer democracia saudável. Sem ela, não há espaço para o debate informado, para a fiscalização do poder ou para a proteção dos direitos fundamentais.
A democracia é um bem precioso que exige participação e vigilância constantes. Apoiar a imprensa livre é investir no futuro das nossas sociedades, é garantir que a verdade e a justiça continuam a ter voz.
Senhor Ministro, o Postal do Algarve reafirma a sua dedicação em servir a comunidade com rigor, proximidade e independência. Esperamos que, sob a sua liderança, possamos revitalizar a essência dos jornais, autênticos pilares da democracia. Contamos com o seu empenho na necessária e urgente revitalização da imprensa regional como voz ativa na construção de uma sociedade mais informada e participativa. Contamos com o seu reconhecimento nos valores imateriais que a rede de todos os jornais regionais e locais portugueses constituem e que no fundo fazem de Portugal um país melhor.
Que não deixemos que a imprensa regional e local se perca nas páginas da história. Que possamos, juntos, construir um presente onde os jornais retomem o seu vital lugar de destaque como pilares incontornáveis da democracia e que são por si um património indelével da humanidade portuguesa.
Com os melhores cumprimentos,
Editorial da Redação do Postal do Algarve
Leia também: Quem disse que os portugueses já não lêem jornais? | Editorial de Henrique Dias Freire
E ainda: Houve uma época em que os jornais eram autênticos pilares da democracia | Por Henrique Dias Freire