Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Economia, Opinião

Os preços da energia e o crescimento dos custos laborais não deixam antever a redução inflacionista | Por Elidérico Viegas

Análise e perspetivas turísticas | A opinião de Elidérico Viegas, empresário e gestor hoteleiro: “A crise é quando o meu amigo perde o emprego. A recessão é quando eu perco o meu”

16:32 27 Setembro, 2022 20:05 27 Setembro, 2022 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A economia mundial está a ser fustigada pela invasão da Ucrânia pela Rússia. Segundo a OCDE, (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico), o crescimento económico estagnou em todo o mundo e os vários indicadores disponíveis apontam para um período prolongado de crescimento moderado e mesmo negativo em alguns casos.

A guerra contribuiu, decisivamente, para o aumento dos preços da energia e dos produtos alimentares, agravando as pressões inflacionistas que, reconheça-se, já eram visíveis antes do conflito.

A inflação alargou-se a todas as economias mundiais, afectando negativamente o poder de compra das famílias, forçadas a reduzir consumos e despesas para enfrentar um repentino aumento do custo de vida. O reflexo nas viagens de lazer são já uma realidade que não vale a pena continuar a esconder, tanto mais que os preços do transporte aéreo, induzidos pelo aumento dos combustíveis, estão a subir exponencialmente.

Apesar das políticas monetárias poderem moderar a inflação em 2023, a verdade é que os preços da energia e o crescimento dos custos laborais não deixam antever a redução inflacionista nos tempos mais próximos.

Elidérico Viegas, empresário e gestor hoteleiro

“Os preços da energia e o crescimento dos custos laborais não deixam antever a redução inflacionista”

O aumento das taxas de juro é o antídoto apontado pelos Bancos Centrais para tentar suster a inflação. A OCDE, por outro lado, defende a criação de apoios fiscais para ajudar a esbater o impacto dos altos custos energéticos nas famílias e nas empresas.

A dinâmica económica caiu a pique, sobretudo na Europa e na Zona Euro, após uma recuperação acentuada e algo inesperada a seguir à crise pandémica provocada pelo Covid-19, gerando fundadas expectativas quanto a um rápido retorno à normalidade, após a paragem forçada do sector durante mais de dois anos.

Os impactos contínuos e sucessivos dos surtos de Covid-19, aliados aos efeitos da guerra, afectaram não só o crescimento das riquezas nacionais, como pressionaram a subida dos preços, designadamente da energia, combustíveis e produtos alimentares.

A produção baixou nas principais economias; o PIB (Produto Interno Bruto) estagnou, piorando as perspectivas mundiais relativamente a um hipotético crescimento económico sustentado; e a confiança dos consumidores encontra-se fortemente abalada.

Uma coisa é já certa: o aumento dos salários e o custo unitário do trabalho, não vão acompanhar o ritmo da inflação, pelo que os rendimentos reais disponíveis das famílias vão baixar significativamente, diminuindo substancialmente o seu poder de compra, e forçando a uma redução dos chamados gastos de lazer – viagens e férias no exterior e fora de casa, situação que já se faz sentir à escala mundial.

Para controlar a inflação, vamos continuar a assistir a uma progressiva subida das taxas de juro, enquanto os mercados bolsistas apresentam uma tendência de queda acentuada. A valorização do dólar intensificou o desvio de capitais da Europa, UE e muitas economias emergentes para os EUA.

Por outro lado, é também previsível um arrefecimento dos mercados imobiliários, confrontados com taxas de juro elevadas, o que vai contribuir para baixar os preços de venda no curto prazo, afectando os investimentos privados e, por essa via, a rendibilidade das empresas.

Embora, presentemente, o mercado de trabalho tenha níveis de desemprego historicamente baixos, a verdade é que o ritmo de crescimento do emprego vai desacelerar, tal como já se verifica em outros Países mais desenvolvidos.

A falta de mão de obra pode, no actual contexto, ser considerada meramente conjuntural e não estrutural, como era antecipado, anteriormente, pelos responsáveis empresariais, exigindo do governo alguma contenção no que se refere à introdução de novas políticas de imigração.

Antes da invasão da Ucrânia pela Rússia, a inflação já estava acima das metas definidas pelos principais bancos centrais, quer pelo aumento dos custos energéticos, quer pela subida dos preços dos produtos alimentares.

Os especialistas defendem que um dos factos que mais contribui para reduzir o crescimento económico é a política monetária para superar as metas da inflação. Taxas de juro e inflação elevadas e crescimento económico zero ou mesmo negativo, constituem uma mistura explosiva de consequências económicas e sociais imprevisíveis.

Contudo, a crer nas previsões da OCDE, os principais mercados externos fornecedores de turistas do Algarve, como o Reino Unido e a Alemanha, por exemplo, registam quebras acentuadas de produção, sendo que a maior economia da União Europeia, a Alemanha, entrará mesmo em recessão no próximo ano, ou seja, crescimento negativo e, o Reino Unido, regista taxas de inflação nunca vistas e outros indicadores económicos negativos.

Assim sendo, os principais riscos para as projecções económicas estão do lado do passivo, uma vez que são muito sensíveis a uma série de premissas, incluindo eventuais ondas de infecções de Covid-19, cuja erradicação total não se encontra totalmente assegurada.

Acresce ainda que, caso os fornecimentos em matéria energética da parte de países terceiros à Europa não se concretizarem para substituir os cortes russos, ou se a procura destes produtos vier a aumentar, a situação tenderá a agravar-se ainda mais.

No actual contexto, a OCDE defende reformas eficazes e direccionadas para aumentar a produtividade, reduzir as desigualdades, fortalecer a resiliência e melhorar os padrões de vida das pessoas e das empresas.

O recurso à política monetária para controlar a inflação é, particularmente desafiante, atendendo ao leque de incertezas sobre as perspectivas, assim como os desequilíbrios provocados pelas taxas de juro na economia, o que exige uma monitorização cuidada e permanente, visando introduzir ajustes sempre que necessário.

O governo português, tradicionalmente conservador e lento na acção, chega tarde aos problemas e, por conseguinte, às soluções, deixando a economia real ao sabor das conjunturas internacionais.

Para além destas medidas, a OCDE defende ainda um limite máximo para os preços a pagar aos produtores de electricidade de baixo custo (renováveis e nuclear) e um eventual imposto adicional sobre os lucros inesperados das empresas fornecedoras de combustíveis fósseis durante a crise que considera ser temporária – Portugal, mais uma vez, aguarda para ver..

A OCDE recomenda ainda uma reavaliação da composição da dívida pública e da tributação fiscal dos países, de forma a preservar e melhorar o investimento em infraestruturas e equipamentos, propostas que o nosso governo teima em não aceitar.

Os governos devem continuar a apoiar as famílias e as empresas neste período de transição e enquanto persistirem os preços altos da energia e dos produtos alimentares, contribuindo, deste modo, segundo a OCDE, para amortecer a inflação.

Os custos humanitários continuam a agravar-se; os impactos da pandemia de Covid-19 ainda não foram debelados; a guerra reduziu o crescimento económico mais do que era previsto; a inflação intensificou-se e generalizou-se a todos os países e bens de consumo; e as perturbações inerentes aos riscos energéticos aumentaram consideravelmente, sobretudo nas economias mais frágeis, como é o nosso caso.

Os agentes do sector, mais do que anunciar o melhor ano turístico de sempre, têm de mostrar capacidade em formular e fundamentar propostas concretas junto do governo, destinadas a esbater os efeitos destes constrangimentos nas empresas, nomeadamente no que se refere ao aumento desmesurado dos custos de exploração, assim como o mais que previsível arrefecimento das procuras turísticas externas e internas.

É preciso ter bem presente que o segundo maior custo de exploração de uma unidade hoteleira é, a seguir os custos salariais, a energia – electricidade e gás.

* O autor não escreve segundo o acordo ortográfic

O Algarve não pode continuar a ser a região onde se regista o maior atraso em investimentos público | Por Elidérico Viegas
O ancestral tratamento de desfavor dado à região, só é desculpável pelo masoquismo dos algarvios | Por Elidérico Viegas
Turismo e Património: “O maior legado de um povo é o seu património histórico e cultural” | Por Elidérico Viegas
A Falta de Água: “A água lava tudo, menos as más acções” | Por Elidérico Viegas
Os Prejuízos da TAP, o Algarve e o Turismo: “Voar não é perigoso. Perigoso é cair” | Por Elidérico Viegas
Trabalho Precário: “O trabalho mais duro que existe é não fazer nada” | Por Elidérico Viegas
A falta de mão-de-obra na hotelaria: “O trabalho é o alimento das almas nobres” | Por Elidérico Viegas
O novo aeroporto de Lisboa: “Chegadas e partidas são as únicas certezas da vida” | Por Elidérico Viegas

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia Nacional

Subsídio de refeição na Função Pública é de 6,15€, mas estes profissionais podem receber uma diária de 13,63€

11:20 21 Setembro, 2026 09:36 21 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Despacho publicado em setembro atualizou os abonos de alimentação da GNR e da PSP, com efeitos desde o início deste ano

Algarve Europa

Brueckner, principal suspeito no caso Madeleine McCann, revela pela primeira vez onde estava na noite do desaparecimento: “Não tenho nada a ver”

15:30 21 Setembro, 2026 19:03 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Pela primeira vez, o principal suspeito no desaparecimento de Madeleine McCann revelou o que diz ter feito naquela noite

Idosos a verificar contas.
Economia

Segurança Social deixa novo aviso e há pensionistas que podem ficar sem pagamento dentro de semanas

09:00 21 Setembro, 2026 12:16 21 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Ainda há quem não tenha tratado deste passo obrigatório e as consequências podem começar a sentir-se em breve

Auto Saúde

Vai renovar a carta de condução? O seu médico de família pode recusar passar o atestado nestes casos

21:00 21 Setembro, 2026 16:09 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Ter médico de família não significa que este seja sempre obrigado a emitir o atestado necessário para a carta de condução

Algarve Política

PSD e Chega chumbam empréstimo de 10 milhões de euros em Faro

18:00 21 Setembro, 2026 18:01 21 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

António Pina acusa a oposição de não deixar governar. PSD justifica o chumbo do empréstimo com a defesa das obras previstas pelo anterior executivo

Alga asiática invasora. Crédito: Luís Forra/Lusa
Algarve

Governo aprova plano para conter alga invasora presente no Algarve

18:30 21 Setembro, 2026 18:29 21 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Vigilância por satélite, sensores e novas formas de remoção integram plano até 2030. Erradicar a alga é praticamente impossível, admite o ministério

Porta do forno aberta. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

A gaveta por baixo do forno pode não servir para guardar tabuleiros: saiba para que serve

20:30 21 Setembro, 2026 19:18 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitas famílias aproveitam este espaço do forno para guardar formas e utensílios, mas a função muda consoante o modelo e há objetos que não devem ficar expostos ao calor

Mulher a observar o céu. Crédito: Freepik
Tempo

Meteored avisa para mudança do tempo em Portugal: corrente de jato polar pode ‘varrer’ o verão a partir desta data

06:00 21 Setembro, 2026 08:41 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Meteored prevê uma mudança significativa no estado do tempo nos últimos dias de setembro, com a corrente de jato polar a favorecer a chegada de ar mais fresco a Portugal

Idosa tenta a sorte com uma raspadinha.
Economia Nacional

Ganha 5.000€ numa raspadinha? Não paga imposto, mas se ganhar o mesmo em juros de uma poupança pode pagar 28%

16:30 21 Setembro, 2026 16:02 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem receber um prémio de até 5.000 euros num jogo social do Estado não paga imposto sobre esse prémio

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Pensionistas que começaram a descontar para a Segurança Social antes desta data podem ter um aumento no valor da reforma

06:30 19 Setembro, 2026 17:48 18 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem já descontava para a Segurança Social até 31 de dezembro de 2001 está abrangido por regras específicas no cálculo da pensão

Chuva em Santa Cruz das Flores, Açores.
Tempo

Mau tempo está a caminho e vem para ficar: chuva chega nesta data e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

09:50 19 Setembro, 2026 11:30 18 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Domingo marca uma mudança no tempo nos Açores, com a precipitação a surgir primeiro nas ilhas Terceira e Flores, segundo o IPMA

Frigorífico com produtos congelados. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Especialistas revelam a fruta congelada que mais compensa comprar no supermercado

21:40 21 Setembro, 2026 19:09 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Estes frutos podem durar muito mais tempo em casa e mantêm grande parte do valor nutricional, mas há um detalhe a verificar na embalagem antes de comprar

Mulher a trabalhar no computador.
Tech

Milhões de pessoas usam o ChatGPT todos os dias, mas há cinco informações que nunca deveriam revelar: saiba o que fazer se já o fez

15:30 20 Setembro, 2026 15:03 20 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há dados que nunca deveriam chegar ao ChatGPT. Descubra quais são e porque motivo preocupam os especialistas

Algarve

Agressões com paus e tábuas entre dezenas de pessoas fazem pelo menos dois feridos em Luz de Tavira

15:40 20 Setembro, 2026 15:35 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Dezenas de pessoas envolveram-se nos desacatos em Luz de Tavira, que começaram num café. GNR procura localizar e identificar os autores das agressões

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia, Nacional

Subsídio de refeição na Função Pública é de 6,15€, mas estes profissionais podem receber uma diária de 13,63€

11:20 21 Setembro, 2026 09:36 21 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Despacho publicado em setembro atualizou os abonos de alimentação da GNR e da PSP, com efeitos desde o início deste ano

Algarve, Europa

Brueckner, principal suspeito no caso Madeleine McCann, revela pela primeira vez onde estava na noite do desaparecimento: “Não tenho nada a ver”

15:30 21 Setembro, 2026 19:03 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Pela primeira vez, o principal suspeito no desaparecimento de Madeleine McCann revelou o que diz ter feito naquela noite

Idosos a verificar contas.
Economia

Segurança Social deixa novo aviso e há pensionistas que podem ficar sem pagamento dentro de semanas

09:00 21 Setembro, 2026 12:16 21 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Ainda há quem não tenha tratado deste passo obrigatório e as consequências podem começar a sentir-se em breve

Auto, Saúde

Vai renovar a carta de condução? O seu médico de família pode recusar passar o atestado nestes casos

21:00 21 Setembro, 2026 16:09 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Ter médico de família não significa que este seja sempre obrigado a emitir o atestado necessário para a carta de condução

Algarve, Política

PSD e Chega chumbam empréstimo de 10 milhões de euros em Faro

18:00 21 Setembro, 2026 18:01 21 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

António Pina acusa a oposição de não deixar governar. PSD justifica o chumbo do empréstimo com a defesa das obras previstas pelo anterior executivo

Alga asiática invasora. Crédito: Luís Forra/Lusa
Algarve

Governo aprova plano para conter alga invasora presente no Algarve

18:30 21 Setembro, 2026 18:29 21 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Vigilância por satélite, sensores e novas formas de remoção integram plano até 2030. Erradicar a alga é praticamente impossível, admite o ministério

Porta do forno aberta. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

A gaveta por baixo do forno pode não servir para guardar tabuleiros: saiba para que serve

20:30 21 Setembro, 2026 19:18 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitas famílias aproveitam este espaço do forno para guardar formas e utensílios, mas a função muda consoante o modelo e há objetos que não devem ficar expostos ao calor

Mulher a observar o céu. Crédito: Freepik
Tempo

Meteored avisa para mudança do tempo em Portugal: corrente de jato polar pode ‘varrer’ o verão a partir desta data

06:00 21 Setembro, 2026 08:41 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Meteored prevê uma mudança significativa no estado do tempo nos últimos dias de setembro, com a corrente de jato polar a favorecer a chegada de ar mais fresco a Portugal

Idosa tenta a sorte com uma raspadinha.
Economia, Nacional

Ganha 5.000€ numa raspadinha? Não paga imposto, mas se ganhar o mesmo em juros de uma poupança pode pagar 28%

16:30 21 Setembro, 2026 16:02 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem receber um prémio de até 5.000 euros num jogo social do Estado não paga imposto sobre esse prémio

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Pensionistas que começaram a descontar para a Segurança Social antes desta data podem ter um aumento no valor da reforma

06:30 19 Setembro, 2026 17:48 18 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem já descontava para a Segurança Social até 31 de dezembro de 2001 está abrangido por regras específicas no cálculo da pensão

Chuva em Santa Cruz das Flores, Açores.
Tempo

Mau tempo está a caminho e vem para ficar: chuva chega nesta data e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

09:50 19 Setembro, 2026 11:30 18 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Domingo marca uma mudança no tempo nos Açores, com a precipitação a surgir primeiro nas ilhas Terceira e Flores, segundo o IPMA

Frigorífico com produtos congelados. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Especialistas revelam a fruta congelada que mais compensa comprar no supermercado

21:40 21 Setembro, 2026 19:09 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Estes frutos podem durar muito mais tempo em casa e mantêm grande parte do valor nutricional, mas há um detalhe a verificar na embalagem antes de comprar

Mulher a trabalhar no computador.
Tech

Milhões de pessoas usam o ChatGPT todos os dias, mas há cinco informações que nunca deveriam revelar: saiba o que fazer se já o fez

15:30 20 Setembro, 2026 15:03 20 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há dados que nunca deveriam chegar ao ChatGPT. Descubra quais são e porque motivo preocupam os especialistas

Algarve

Agressões com paus e tábuas entre dezenas de pessoas fazem pelo menos dois feridos em Luz de Tavira

15:40 20 Setembro, 2026 15:35 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Dezenas de pessoas envolveram-se nos desacatos em Luz de Tavira, que começaram num café. GNR procura localizar e identificar os autores das agressões

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Últimas Notícias

  • Especialistas revelam a fruta congelada que mais compensa comprar no supermercado
    Especialistas revelam a fruta congelada que mais compensa comprar no supermercado
  • Vai renovar a carta de condução? O seu médico de família pode recusar passar o atestado nestes casos
    Vai renovar a carta de condução? O seu médico de família pode recusar passar o atestado nestes casos
  • A gaveta por baixo do forno pode não servir para guardar tabuleiros: saiba para que serve
    A gaveta por baixo do forno pode não servir para guardar tabuleiros: saiba para que serve
  • Algarve tem mais água do que em 2025 mas Norte e Centro preocupam ministra
    Algarve tem mais água do que em 2025 mas Norte e Centro preocupam ministra
  • Nem turismo nem praias: cortiça tornou esta vila algarvia numa das mais ‘ricas’ da região e ajudou-a a conquistar a independência de Faro
    Nem turismo nem praias: cortiça tornou esta vila algarvia numa das mais ‘ricas’ da região e ajudou-a a conquistar a independência de Faro

Opinião

  • O crime de Eva | Por José Figueiredo Santos
    O crime de Eva | Por José Figueiredo Santos
  • Os assobios de família que se deixaram de usar… | Por Paulo Freitas do Amaral
    Os assobios de família que se deixaram de usar… | Por Paulo Freitas do Amaral
  • O Discurso — que todos deveriam ler — da presidente Ursula von der Leyen sobre o Estado da União
    O Discurso — que todos deveriam ler — da presidente Ursula von der Leyen sobre o Estado da União

Europe Direct Algarve

  • Futuro da Europa reúne eleitos locais em debate no Algarve
    Futuro da Europa reúne eleitos locais em debate no Algarve
  • Parlamento Europeu pede idade mínima comum nas redes sociais para proteger menores
    Parlamento Europeu pede idade mínima comum nas redes sociais para proteger menores
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento